PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DAMIÃO FERNANDES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAMIÃO FERNANDES DOS SANTOS
DATA: 27/03/2020
LOCAL: PPGE/UFPB
TÍTULO: Maria Fernanda Marabelo: práticas educativas para o "saber fazer" e o "saber ser" (1977 - 1991)
PALAVRAS-CHAVES: Maria Fernanda Marabello. História da educação. Memórias. Práticas educativas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO: Esta tese de doutoramento tem como objetivo geral compreender a trajetória de vida da religiosa e educadora Maria Fernanda Marabello, desvelando as especificidades e contribuições das suas práticas educativas. O argumento desenvolvido é que esta religiosa e educadora trazia, intencionalmente, no interior de suas práticas educativas uma estratégia para incrementar potencialidades juntos aos seus educandos e que tais práticas estavam para além de um formato de alfabetização via silabação ou numa transposição didática da leitura pela leitura, ou seja, daquela leitura silabada como instrumento de codificação do símbolo escrito. A educadora estava preocupada como fim último do seu fazer educacional com um processo de escolarização que desenvolvesse potencialidades, onde a leitura era o meio para alcançar o algo mais de um “saber fazer” e de um “saber ser”. O recorte temporal da pesquisa compreende os anos de 1977, quando Maria Fernanda Marabello, junto com a Congregação das Irmãs da Sagrada Face chegam ao Brasil, na cidade de Cajazeiras, abrindo a primeira casa de missão fora da Itália e inaugurando um Centro de Pastoral Social na zona Norte desta cidade, composto por: uma Escola de Ensino Fundamental (1º a 5° ano), oficina de corte e costura e outra de pintura e produção de imagens sacras, até 1991, ano do seu falecimento. A pesquisa orientou-se pelos referenciais teóricos da Nova História Cultural, inserindo-se na abordagem da pesquisa biográfica e da História Oral, com o uso de entrevistas orais de ex-professores e ex-alunos que conviveram com a biografada na Escola São José; além de fontes escritas e imagéticas como: livro escrito pela biografada, fotos, documentos oficiais da Escola São José, entre outras. Neste sentido, o recorte temático da pesquisa está historicamente contextualizado na fronteira entre a história, a memória e a cultura, inscrito nas narrativas e escritas de si dos sujeitos, vinculados à história das práticas educativas da educadora. Por fim, entende-se que a referida educadora e religiosa, fiel seguidora dos ideais e regras da Congregação das Irmãs da Sagrada Face, teve sua fundadora como modelo de atuação no campo da escolarização de crianças, e desenvolveu na instituição citada um trabalho no qual imprimiu sua marca pessoal, mas sem perder de vista aqueles ideais. Suas práticas incluíram estratégias que visavam desenvolver potencialidades em seus educandos, que os comprometessem não apenas com o processo ensino-aprendizagem, mas também os engajassem com um modo de fazer e de ser no mundo.
Presidente - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO