PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA RAQUEL CIRNE BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA RAQUEL CIRNE BEZERRA
DATA: 15/04/2020
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPB)
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA: espaço/tempo de legitimidade, resistências, desafios e possibilidades
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Escola; Transformação; Prática.
RESUMO: Este estudo visa analisar práticas pedagógicas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas municipais de João Pessoa, com o esforço de identificar o lugar (ou não lugar/ausência) da concepção de Educação Popular (EP) nestas práticas, uma vez que ambas têm uma construção histórica entrelaçada no Brasil. O foco deste trabalho de tese é perceber as possibilidades, limites e condições de práticas pedagógicas baseadas em uma concepção que tem fundamentos e princípios que se enlaçam com a EJA, a Educação Popular, em dimensões sociais, políticas e pedagógicas. Para tanto, além do levantamento bibliográfico, realizamos pesquisa de campo em busca de retratar a possibilidade de desenvolver práticas pedagógicas na EJA fundamentadas na EP. Este intuito foi possível a partir da pesquisa participante desenvolvida em uma sala de aula de EJA e que se denomina neste trabalho como “transformação de uma experiência em sala de aula em prática de pesquisa”. Para aprofundar as análises e pesquisa de campo, o estudo busca ainda observar contextos de EJA em escolas públicas a partir das diversas áreas de conhecimento, ao observar aulas das várias disciplinas e das fases iniciais, com o esforço de abarcar o 1º e 2º segmentos em dez escolas (pretensão atual). Concomitante à observação participante, estamos realizando questionário (com questões abertas) com os professores, buscando elos causais em relação ao objeto de estudo e contexto escolar. Neste sentido, esta pesquisa se trata de um estudo de caso, realizado a partir da pesquisa participante e observação participante e, apoiados em Yin (2005), buscamos realizar generalização analítica no tratamento dos dados. Para nos esclarecer sobre pesquisa participante, nos alicerçamos em Brandão e Streck (2006), Brandão e Borges (2007), Gajardo (1984), entre outros autores. Sobre EJA, estamos trabalhando principalmente com Arroyo (1996;2001;2005;2014;2017), mas outros autores colaboram com a discussão como Brandão (2005;2008), Streck e Santos (2011), entre outros. Buscamos ainda os autores da Educação Popular, que não por acaso, são alguns que nos apoiam na EJA. Para dialogar sobre escola pública, buscamos Vale (2001), Esteban e Tavares (2013), entre outros. Até o momento este estudo está organizado em quatro capítulos e as considerações finais. No primeiro capítulo, a Introdução, apresentamos em subitens uma breve trajetória da pesquisadora, a justificativa, problema, argumento de tese, objetivos e metodologia. O segundo capítulo trata de fazer uma explanação sobre a EJA na escola como lugar de EP. O terceiro traz uma descrição da transformação da experiência de sala de aula em prática de pesquisa. O quarto capítulo apresentará as análises sobre a observação participante e dialogará com as respostas dos professores aos questionários. Com este estudo pretendemos dar visibilidade à EJA nas escolas públicas de João Pessoa e contribuir com alternativas de uma EJA fortalecida pela EP.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA