PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR
DATA: 30/04/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: “DEU MATCH NO TINDER!”: APLICATIVO DE PAQUERA COMO PEDAGOGIA CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia cultural. Gênero. Sexualidade. Masculinidade. Tinder.
RESUMO: Sociedade midiática dos selfs meticulosamente planejados, mundo globalizado, corpos que se (re)aproximam por similaridades nas buscas por afetos... Nesta efervescência tecnológica surge em 2012 o Tinder, um aplicativo de paquera que busca promover combinações e encontros entre seus/suas usuários/as. Estas formas contemporâneas de pensarmos (e vivermos) os relacionamentos e de concebermos as práticas na busca de parceiros atuam na construção das subjetividades, apontando para novos modos de ser e de se pensar as relações de gênero, bem como as identidades culturalmente construídas por meio de práticas pedagógicas que rompem os muros institucionais das escolas e das universidades – os chamados espaços formais de educação. E é justamente neste processo de educação dos sujeitos que o Tinder se desenvolve como uma ferramenta de ressignificação de valores, das emoções e das maneiras destes sujeitos se colocarem no mundo, falarem por meio dos seus corpos, das suas inclinações textuais. Assim, problematizo nesta pesquisa, inserida no campo dos Estudos Culturais da Educação em interface com os Estudos de Gênero e de Sexualidade, em especial, os Estudos de Masculinidades: de que forma o Tinder atua como uma Pedagogia Cultural nas dinâmicas de produção das identidades de gênero e sexuais entre os homens que ali buscam experiências e/ou relacionamentos (homos)sexuais? Por meio de uma inspiração etnográfica virtual de 06 meses, busco como objetivo principal analisar de que modo as masculinidades atuam sobre os modos de ser homem entre os usuários deste aplicativo, compreendendo os corpos que ali se fazem presentes como currículos em um cenário pedagógico de subjetivação.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO