PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO LIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO LIMA DA SILVA
DATA: 27/05/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PERSPECTIVAS SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS(AS) PEDAGOGOS(AS) NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS ORGANIZACIONAIS NA REGIÃO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Organizacional. Atuação Profissional. Aprendizagem organizacional.
RESUMO: Este estudo trata sobre a Pedagogia Organizacional e as possibilidades de atuação do Pedagogo em espaços não escolares, na configuração de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Educação Corporativa. Compreende-se que a especificidade de cada trabalho pedagógico encontrado nas organizações, permitirá dar novos significados e sentidos formativos aos cursos de Pedagogia. A pesquisa tem como objetivo investigar a atuação profissional dos(as) pedagogos(as) na promoção da aprendizagem em espaços organizacionais, na Região Nordeste. A base metodologica fundamenta-se em: Strauss e Corbin (1990) e Charmaz (2009), que versam sobre o Método da Teoria Fundamentada, o qual emprega a circularidade no processo da pesquisa qualitativa. Quanto ao enfoque, é do tipo exploratório por possibilitar encontrar indícios de um campo com pouco conhecimento sistematizado. O diálogo teórico foi construido com base nas referências da Pedagogia, partindo de Libâneo (2001) e Franco, Libâneo e Pimenta (2011), da Educação Não Escolar Severo (2015, 2017, 2018, 2019), Ribeiro (2007), sobre a Pedagogia Empresarial e Bitencourt (2010), discutindo a aprendizagem organizacional, dentre outros. Foram recrutados e selecionados 09 (nove) participantes, divididos em 05 (cinco) estados da Região Nordeste – 04 Paraíba, 01 Perbambuco, 01 Rio Grande do Norte, 01 Ceará e 02 Maranhão. Como instrumento de produção dos dados, utilizou-se um questionário estruturado, tanto enviado por e-mail quanto aplicado presencialmente com alguns participantes da pesquisa. Estalececeu-se também, outros contatos via aplicativo WhatsApp e por meio de rede social profissional – Linkedin. O processo de análise dos dados pautou-se nos procedimentos de codificação Aberta, Axial e Seletiva da Teoria Fundamentada, tendo como apoio o software de análise Atlas.ti 8.0. Os resultados preliminares apontam que a condição profissional dos(as) pedagogos(as) que atuam no âmbito organizacional, necessitam tomar conhecimento das especificidades atribuidas a função, visto que, a concepção de aprendizagem na organização trilha pelo processo de treinamento e desenvolvimento, como etapas responsáveis pela mudança de comportamento e de construção do autodesenvolvimento contínuo-profissional de todos(as) os(as) trablhadores(as) das organizações, mas que precisam superar alguns desafios para efetivar as práticas pedagógicas nesses cenários.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA