PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ROSSANA FARIAS QUEIROZ FERRER

DISCENTE: ROSSANA FARIAS QUEIROZ FERRER
DATA: 20/05/2020
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CE/UFPB A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE SEUS PROFESSORES (1984-1996)
PALAVRAS-CHAVES: História. Memórias. Reestruturação curricular. Curso de Pedagogia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Esse trabalho buscou analisar o Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, considerando documentos e as memórias dos professores que vivenciaram a história de reestruturação curricular (1984-1996) do Curso. Desde a institucionalização no sistema de ensino superior, em 1939, o Curso de Pedagogia no Brasil é permeado por polêmicas sobre sua especificidade e características, sendo que essas discussões se refletiram nas legislações que ao longo de décadas regulamentaram os objetivos do curso e o escopo da sua matriz curricular. Nesse contexto, começam a surgir no país mobilizações nacionais compostas por educadores, no intuito de reformular o Curso, motivados pelo entendimento da ação docente como fundamento do trabalho pedagógico, contestando a fragmentação em habilitações decorrente da política educacional da ditadura militar, até então vigente. Nesse espaço, desponta o intento desse trabalho, focado na periodização de 1984 a 1996, mediante a justificativa de representar um período em que houve intensas mobilizações por parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba, em consonância aos movimentos educacionais que ocorriam no país, resultando na criação de uma Comissão Interna de Reformulação do Curso de Pedagogia composta por professores do Centro de Educação, em 1984. O período estende-se até o ano de 1996, quando de fato, ocorreu a reestruturação curricular por meio da Resolução nº 13/96 do CONSEPE. Nesse caminho, as memórias dos professores que participaram desse contexto foram convidadas para um retorno ao passado, manifestando-se em forma de lembranças, de esquecimentos ou silêncios. Para contemplar esse enlace produtivo entre memória e história, utilizamos os procedimentos da história oral temática e análise documental. Esse trabalho revela o viés político-educacional que envolveu essa periodização e as implicações para a matriz curricular do Curso de Pedagogia.
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO