PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOÃO PEDRO DOS ANJOS FIGUEIRÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PEDRO DOS ANJOS FIGUEIRÊDO
DATA: 30/06/2020
HORA: 15:00
LOCAL: PPGE/Por ferramentas de trabalho remoto
TÍTULO: CAMINHOS DO PROTAGONISMO POPULAR: REFLEXÕES COM BASE EM EXPERIÊNCIAS NA COMUNIDADE JARDIM ITABAIANA EM JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Protagonismo Popular; Educação Popular; Educação Popular em Saúde; Saber Popular; Práticas populares de saúde; Práticas Integrativas e complementares em saúde.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO: A condução desta pesquisa se dá por um olhar curioso e afetuoso da Educação Popular sobre o caminho percorrido no desvelamento do protagonismo popular. Entende-se aqui o protagonista popular como um agente que visa a transformação da realidade a partir do conhecimento desta, e atua sobre a mesma. Alguém que a luta pela construção de uma sociedade baseada na justiça e igualdade. Esta pesquisa tem por objeitvo analisar os caminhos de construção do protagonismo popular com base em duas experiências na comunidade de Jardim Itabaiana em João Pessoa-PB; reconstituir historicamente as experiências de vida de duas protagonistas com atuação na referida comunidade e a partir disto identificar e problematizar os elementos emergentes da análise desse protagonismo popular pela perspectiva da Educação Popular. Foi realizada uma pesquisa na literatura da Educação Popular sobre o referido tema e para dialogar sobre o mesmo foram usados autores tais quais Calado (2014), por Valla (2009), Gadotti (2012), Freire (2011), Fernandes (2010), Paludo (2005), Cruz (2018), Torres (2007), Falcão (2018). Esta pesquisa é de natureza qualitativa (FLICK, 2009), propondo-se a utilização da técnica história de vida Santos e Santos (2008). A priori foi feita uma observação participante com Correia (2009) durante a atuação das duas protagonistas na Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, e em seguida também realizou-se entrevistas semi estruturadas conduzida sob os preceitos da história de vida para que elas relatassem suas histórias de vida a fim de captarmos elementos que as trouxeram à condição de protagonistas. Ao final da pesquisa pode-se afirmar que dimensões como o cuidado, a empatia e a perpetuação dos saberes ancestrais contribuíram para a ascensão ao protagonismo popular nas duas pessoas acompanhadas. A prática da Educação Popular exercida pelas protagonistas em questão é uma revolução do amor, pelo amor, como deve fazer uma protagonista popular comprometida com as causas sociais. Buscando caminhos alternativos aos tradicionais, valorizando e fortalecendo os conhecimentos dos povos originários.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO ABATH LUNA CARDOSO CANANÉA
Externo à Instituição - MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - VOLMIR JOSE BRUTSCHER