PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA CAVALCANTI DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLAUDIA CAVALCANTI DE ARAUJO
DATA: 12/06/2020
LOCAL: Auditório PPGE
TÍTULO: AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E A GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA PARAÍBA NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Público-Privado; Organizações Sociais; Gestão Educacional; Rede Estadual de Ensino.
RESUMO: A pesquisa trata das novas configurações da relação público-privado no campo educacional, com o objetivo central de analisar o processo de transferência da gestão das escolas da rede estadual da Paraíba para as Organizações Sociais, sob a ótica dos gestores escolares. Partiu-se do pressuposto de que a presença das Organizações Sociais na esfera educacional representa uma redução da participação do Estado na oferta da educação pública. A pesquisa abordou aspectos históricos da configuração do público e privado na oferta da educação, de modo a compreender a lógica das Parcerias Público-Privado na educação básica do país, especificamente no estado da Paraíba. A investigação se deu por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, fazendo uso de pesquisa bibliográfica e análise documental. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de cinco escolas da rede estadual de ensino do estado.
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS