PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE FREIRE FALCÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE FREIRE FALCÃO
DATA: 28/07/2020
LOCAL: sala virtual
TÍTULO: CLASSE HOSPITALAR NA PEDIATRIA: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente. Classe Hospitalar. Criança. Direito. Escolarização. Interdisciplinaridade.
RESUMO: No período de hospitalização, a criança/adolescente se distancia de suas atividades diárias e passa a se inserir em um ambiente complexo com vários procedimentos dolorosos e com barulhos constantes, caracterizando um contexto diferente de sua rotina habitual, de seu convívio familiar e social. Assim, é na Classe Hospitalar, que se garante a possibilidade de pacientes/alunos serem acolhidos na continuidade dos processos escolares. Com o objetivo de investigar a percepção da equipe interdisciplinar e dos familiares da pediatria diante as abordagens realizadas pelo psicopedagogo num projeto hospitalar no Hospital Universitário em João Pessoa-PB, procuramos identificar métodos que integrem a equipe interdisciplinar, onde o psicopedagogo e os familiares contribuem no processo de escolarização e aprendizagem das crianças/adolescentes. Visando também analisar a importância da classe hospitalar na melhoria do estado geral das crianças/adolescentes. Através de uma metodologia caracterizada como pesquisa bibliográfica, de campo, documental, com abordagem qualitativa. Será realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba, localizado no município de João Pessoa/PB, entrevistas com um grupo de 18 (dezoito) pessoas, escolhidas por conveniência, distribuídas entre profissionais e familiares das crianças em idade escolar (6 anos) que estejam presentes no momento da coleta no período de agosto/setembro de 2020. Para analisar os dados coletados será utilizado um gravador de celular, que ficará em modo avião, para garantir o sigilo das entrevistas para melhor documentar as falas dos participantes. Em seguida, será feito uma análise do conteúdo das falas a partir dos discursos dos entrevistados, pelo método de Bardin. O trabalho obedecerá às normas e diretrizes regulamentadas pela resolução 466/12, que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos. Esperamos ao final do estudo colaborar para o aprendizado em ambientes fora da escola, promovendo um cuidado integral e humanizado desses alunos/pacientes no contexto hospitalar.
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE