PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO DE LIMA BEZERRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO DE LIMA BEZERRA SILVA
DATA: 25/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE - Sala virtual
TÍTULO: Planejamento colaborativo no ensino de Matemática a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Educação Inclusiva. Educação Matemática. Desenho Universal para a Aprendizagem. Trabalho Colaborativo.
PÁGINAS: 100
RESUMO: As pessoas com deficiência foram excluídas e segregadas pela sociedade e, em decorrência disso, evidencia-se uma prática assistencialista de marginalização para combater a diferença. A institucionalização da Educação Especial permitiu que crianças e jovens público-alvo dessa modalidade, considerados incapazes de contemplar o mesmo ensino focalizado para todos, efetuassem matrícula em instituições específicas de forma paralela a escola regular. Contudo, a permanência e o sucesso no processo de aprendizagem só serão possíveis se a escola viabilizar a todos os alunos, e assim atendendo às necessidades educacionais especiais, oportunidades iguais de acesso ao conhecimento produzido. Diante dessa situação, é importante que se conheça parte dessa história e as percepções dos professores, uma vez que entender suas perspectivas de inclusão escolar é fundamental. Além disso, é imprescindível compreender as estratégias que professores do ensino regular, juntamente com o professor da sala de recurso multifuncional vem desenvolvendo para minimizar as barreiras de exclusão dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE). Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de construção colaborativa de um plano de aula de Matemática baseado no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). E os objetivos específicos são: a) compreender como os professores analisam sua prática pedagógica para a inclusão de alunos com deficiência; b) verificar a contribuição, na percepção dos professores, sobre a utilização dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem no ensino de Matemática; c) analisar o percurso de formação colaborativa para o desenvolvimento de um plano de aula em Matemática caracterizado pelo uso do conceito do Desenho Universal para a Aprendizagem. Os participantes colaboradores da pesquisa foram dois professores de Matemática do Ensino Fundamental dos anos finais e uma professora do Atendimento Educacional Especializado que atua na sala de recursos multifuncionais da escola. A pesquisa tem um diálogo teórico fundamentado nos princípios e diretrizes do DUA acerca da construção do plano de aula desenvolvido com os professores no tipo de pesquisa colaborativa com abordagem qualitativa. Para a realização da pesquisa foram desenvolvidos oito encontros com os três professores em plataforma virtual, sendo: a apresentação da proposta e realização de entrevistas; discussão sobre o trabalho colaborativo e conceitos do DUA; análise dos princípios do DUA (três encontros); instruções para construção do plano de aula colaborativo na perspectiva do DUA; produção do plano; e, por último, a avaliação do trabalho realizado. Referindo-se a coleta de dados, foi elaborado um roteiro previamente para realização das entrevistas semiestruturadas com os professores, uso do diário de campo, gravações em áudio e protocolo de avaliação, já para a análise dos dados se utilizou a análise de conteúdo. Almeja-se, com os resultados, ampliar o debate sobre inclusão escolar e que os conceitos do DUA contribuam com possibilidades efetivas de escolarização dos alunos PAEE, conseguindo assim constatar ganhos ao processo de ensino e aprendizagem ofertado à todos os alunos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3016596 - MUNIQUE MASSARO
Interno - 1126088 - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO
Externo à Instituição - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA BARBOSA PAIVA MAGALHÃES