PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: EDILEUDA SOARES DINIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEUDA SOARES DINIZ
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: OS IMPACTOS DA EXPANSÃO DO REUNI NA UFPB/CAMPUS I: O CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (2006 – 2015)
PALAVRAS-CHAVES: REUNI. Educação Superior. Expansão. Política de Expansão. IFES.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Analisa a expansão da educação superior pública e os impactos provenientes da implementação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) proposto pelo Governo Federal em 2007 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/CAMPUS I. Busca apreender a perspectiva dos docentes acerca desses impactos no contexto da expansão da educação superior e o REUNI como política de expansão. Questiona-se: que impactos e implicações o REUNI traz para a UFPB/CAMPUS I? Para tanto, realiza um estudo de caso no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), sob o viés da investigação qualitativa com o apoio do quantitativo cujo método de análise ancora-se no fundamento da Fenomenologia. Como categorias de análise teórica, elencamos: Educação Superior e Expansão. A pesquisa empírica, por sua vez, é desenvolvida por intermédio das entrevistas semi-estruturadas com 8 docentes que se constitui a amostra do estudo, bem como pela consulta aos documentos institucionais e oficiais. A análise dos dados é realizada sob o amparo da Fundamentação Teórica acerca da temática expansão da educação superior no Brasil cuja leitura para a compreensão inicial é feita nas produções acadêmicas apresentadas e publicadas na Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPED) no Grupo de Trabalho (GT) 11 Política de Educação Superior bem como nos textos oriundos da Rede Universitas/BR a fim de reconhecer as perspectivas teóricas e metodológicas apresentadas nesse lócus de produção. Por fim, conclui-se que o impacto do REUNI no âmbito do CCSA na UFPB/CAMPUS I, vincula-se à proposta de reformulação tanto na parte de reestruturação acadêmico curricular quanto na estrutural, que contribuiu não só com melhorias infraestruturais do Centro, mas, igualmente acentuou problemas de cunho burocrático-administrativos capazes de afetar a efetividade da formação profissional em nível de graduação, principalmente, na medida em que o professor precisou atender à demanda de atividades para além do ensino, da pesquisa e da extensão, o que acarretou no aumento excessivo de suas funções.
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA