PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIKELY DA CUNHA BANDEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIKELY DA CUNHA BANDEIRA
DATA: 15/09/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: Marcas da implantação e da institucionalização do Programa Agentes Comunitários de Saúde nas organizações educativas de base
PALAVRAS-CHAVES: Institucionalização. Agentes Comunitários de Saúde. Organizações de base. Educação Popular.
RESUMO: Os atuais Agentes Comunitários de Saúde representam uma síntese de diversas experiências em saúde comunitária emergidas no país especialmente nas décadas de 1970 e 1980, muitas delas de iniciativa das próprias comunidades o que configurava uma relação orgânica dos agentes com suas comunidades. Em um contexto ditatorial, pós-1964, a Igreja cumpriu importante papel na arregimentação e formação política dos agentes das/nas comunidades de base através das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. No Ceará, em 1989, o enfrentamento das consequências da seca levou à criação do Programa Agentes de Saúde - PAS no Estado. Em 1991, o Ministério da Saúde captou a relevância daquelas experiências e dos diferentes tipos de agentes e institucionalizou o Programa Nacional de Agentes Comunitários de Saúde – PNACS. O objetivo da pesquisa é, portanto, identificar as faces da institucionalização do Programa Agentes Comunitários de Saúde nas organizações educativas de base onde os Agentes surgiram como educadores populares em saúde. Neste sentido, temos buscado identificar experiências em saúde comunitária (aqui entendidas como movimentos instituintes) a fim de verificar como se deram os processos que forjaram os agentes e como se desdobraram (entendidos como momento da institucionalização) até o momento da “criação” e consolidação do Programa Nacional de Agentes Comunitários de Saúde em âmbito nacional (entendido como momento do instituído) observando alguns avanços e recuos da evolução histórica dos Agentes Comunitários de Saúde. Temos como pressupostos os conceitos de solidariedade, institucionalização e burocracia. Será usado como recurso metodológico a análise de conteúdo. O grande desafio é compreender estes movimentos de perdas, ganhos e novas perspectivas, à luz da Educação Popular. Os dados empíricos reunidos até o momento resultaram de uma visita a Jucás – CE. Palavras-chave: Institucionalização. Agentes Comunitários de Saúde. Organizações de base. Educação Popular.
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ