PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA SILVA SOBREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA SILVA SOBREIRA
DATA: 24/08/2020
LOCAL: Sala on line (Google Meet) - meet.google.com/fqk-kuut-vhm
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Metodologias e estratégias de ensino.
RESUMO: Esta pesquisa teve por finalidade investigar as estratégias de ensino utilizadas pelas educadoras e suas implicações na Educação de Jovens e Adultos, entre os anos de 2018 e 2020. Pensar a educação no campo da saúde mental é uma possibilidade na medida em que se podem contextualizar as experiências intrínsecas e extrínsecas das pessoas com transtornos mentais, a partir das dimensões do processamento e funcionamento conectivas das áreas cerebrais. Este estado em termos de criação de uma identidade social acaba por se conectar com fragilidades no decorrer de sua construção histórica, social, cultural e política, demarcadas por um modus operandi biopsicossociais distintos. Com relação às especificações teóricas, estar coadunada em quatro eixos problematizadores, sendo elas: a) qual percepção de ensino das educadoras norteia a escolha das estratégias para atender a diversidade de saberes destes jovens e adultos? b) como as estratégias de ensino desenvolvidas pelas educadoras em um Centro de Atenção Psicossocial fundamentam-se nas Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos? c) de que forma são relacionadas às estratégias de ensino com os materiais de formação continuada entregue pela coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação? d) quais estratégias são utilizadas pelas educadoras e sua relação entre ação e reflexão para viabilizar a proposta específica de ensino numa sala de aula do CAPS? E fundamentado nos principais autores, Amarante (2017); Diretrizes de Saúde Mental e da Educação para EJA Brasil (1970; 1990; 2013); Pimenta (2018); Foucault (2007); Libâneo (2013); Freire (2010); Bordenave (2015); Durkheim e Marx (2017); Arroyo (2011); Soares (2011); Vygotsky (1980); LDBEM (1961; 1971; 1996); Política de Educação Especial (1960 e 1994); Plano Nacional de Educação (2014); Declaração de Salamanca (1994); Constituição Federal (1988); Saviani (1981); Mantoan (2000); Mizukami (1983); DSM V (2014); Brunel (2004), dentre outros periféricos. Materializada em uma pesquisa qualitativa com características metodológicas de um estudo de caso, alicerçado em Robert Yin (2016), o qual emprega um processo de investigação com profundidade de seu objeto (o caso) no contexto de mundo real, principalmente quando não ficam evidentes as variáveis na relação entre os fenômenos históricos ao contemporâneo. Seu lócus empírico situa-se no estado da Paraíba, interior do nordeste, mas, especificamente em uma cidade chamada Queimadas, onde irei trabalhar com duas salas de aula especiais, a partir de 04 educadoras e 02 coordenadoras, estruturado na coleta e construção dos dados (entrevistas semiestruturadas e análise documental) funcionando no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), como anexo de uma escola municipal. Sendo estes, interpretados e produzido argumentos pela análise de conteúdo de Bardin (2011).
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA