PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA GEAM OLIVEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA GEAM OLIVEIRA ALVES
DATA: 27/08/2020
LOCAL: Plataforma Virtual - link meet.google.com/yqb-akgv-nnd
TÍTULO: INTERAÇÕES EM AULAS DE MATEMÁTICA: concepções e práticas dos professores de Anos Iniciais de Escolarização
PALAVRAS-CHAVES: Interações sociais. Concepções docentes. Práticas pedagógicas. Aulas de Matemática.
RESUMO: As interações sociais mediadas pela linguagem são ferramentas que podem romper com o método tradicional de ensino predominantemente transmissivo e tecnicista, centrado no professor, principalmente em aulas de Matemática nas quais ainda prevalecem aulas ancoradas em exercícios de cálculos, entre muros do silêncio, sem a prática da discussão dialógica. Nessa direção questiona-se: O que pensam os professores sobre esse cenário? Esse assunto é motivo de inquietação e preocupação dos professores? A concepção dos professores sobre as interações e o seu lugar nas aulas de Matemática, interferem no método de ensino de sua prática em sala de aula? A presente pesquisa tem como objetivo central analisar as concepções e práticas dos professores sobre as interações e o lugar que as mesmas ocupam nas aulas de Matemática. Como objetivos específicos, relatar o que pensam os professores sobre as interações em aulas de matemática; inventariar as estratégias utilizadas como ferramentas de interações entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-conteúdo, professor-aluno-conteúdo; descrever as compreensões dos professores sobre a relação entre interações e construção de conhecimentos. Para fundamentação teórica, utilizaremos Vygotsky (2008, 1991) e Bakhtin (2006), Devlin (2004, 2009), Alro e Skovsmose (2006), Santos (2005), Smolka (1991), Freire (2018, 2015, 1996,1967), além de outros que bebem da fonte teórica sócia histórica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de característica pedagógica. Pretende-se como procedimento metodológico aplicar questionários encaminhados por e-mail e entrevistas com gravação de áudio, semiestruturadas a três professores do Ensino Básico I, do terceiro, quarto e quinto anos da rede municipal de ensino do município de João Pessoa-PB. A análise dos dados colhidos será realizada nos pressupostos da análise de conteúdo em Laurence Bardin (2016). Espera-se que as produções dos resultados respondam aos questionamentos da pesquisa ou sinalizem pistas passíveis de interpretação e construção de reflexões sobre o lugar das interações nas concepções e práticas dos professores no ensino de Matemática.
Presidente - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO
Interno - 3016596 - MUNIQUE MASSARO