PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR
DATA: 11/09/2020
LOCAL: https://meet.google.com/dcb-gthe-vap
TÍTULO: “DEU MATCH NO TINDER!”: APLICATIVO VIRTUAL DE PAQUERA COMO PEDAGOGIA CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia cultural. Gênero. Sexualidade. Tinder. Estudos Culturais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Sociedade midiática dos selfs meticulosamente planejados, mundo globalizado, corpos que se (re)aproximam por similaridades nas buscas por afetos... Nesta efervescência tecnológica surge em 2012 o Tinder, um aplicativo de paquera que busca promover combinações e encontros entre seus/suas usuários/as. Estas formas contemporâneas de pensarmos (e vivermos) os relacionamentos e de concebermos as práticas na busca de parceiros atuam na construção das subjetividades, apontando para novos modos de ser e de se pensar as relações de gênero, bem como as identidades culturalmente construídas por meio de práticas pedagógicas que rompem os muros institucionais das escolas e das universidades – os chamados espaços formais de educação. Assim, problematizo nesta pesquisa, inserida no campo dos Estudos Culturais da Educação em interface com os Estudos de Gênero e de Sexualidade: de que forma o Tinder opera como uma pedagogia cultural de gênero e de sexualidade entre os homens que buscam experiências e/ou relacionamentos (homos)sexuais? Por meio de uma inspiração etnográfica virtual de 06 meses, busco como objetivo principal analisar de que modo a (re)produção de gênero e de sexualidade é experienciada no aplicativo, compreendendo os corpos que ali se fazem presentes como currículos em um cenário pedagógico de subjetivação. Os resultados dessa pesquisa apontam para três lições que são marcantes no Tinder: 1) aprendizagens quanto à exibição de si por meio da centralidade das imagens na composição de estratégias que nomeio de estímulos-affectum; 2) aprendizagens quanto ao amor e a efemeridade dos laços afetivos que chamo de pedagogia do descarte; e 3) aprendizagens de supervalorização de uma masculinidade hegemônica e valorização de uma cultura heteronormativa. Assim, compreendo o Tinder como uma potente pedagogia cultural de gênero e de sexualidade, uma grande escola dos desejos das relações afetivas e sexuais mediadas pela internet, atuando nas experiências dos homens e nos seus modos de ser e estar no mundo.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO