PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLLAS PIERRE JUSTINO DA SILVA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLLAS PIERRE JUSTINO DA SILVA LOPES
DATA: 27/08/2020
LOCAL: Plataforma Virtual: https://meet.google.com/mbp-qrjo-kid
TÍTULO: Educação Indígena e a Formação Docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia nos campus I da Universidade Federal da Paraíba: As Vozes dos Sujeitos na Construção da Demodiversidade na Uni(di)versidade.
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia, Formação de Professores, Educação Indígena e Demodiversidade.
RESUMO: Emergências e Ausências e um longo trabalho de tradução, assim se apresenta o trabalho nesta presente investigação que tem como objeto principal analisar e discutir sobre a educação indígena e a formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia no Campus I da UFPB. No lugar de criticar ou apontar erro, a proposta é de imaginar novas possibilidades democráticas como aponta Boaventura de Sousa Santos. Pensar uma Uni(di)versidade que contemple os paradigmas indígenas, das religiões afro-brasileiras, quilombolas e dos ciganos, entre outros, pressupõe novas práticas de democracia, mas não necessariamente no plano macro do Estado, as pequenas mudanças que surge no campo da contra-hegemonia é fundamental para uma Demodiversidade, e o Curso de Pedagogia é, ou deve ser, espaço para essas transformações.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES