PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA LIMA LUNA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA LIMA LUNA RODRIGUES
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A Extensão Universitária na Perspectiva da Educação Popular e suas contribuições para a formação dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba: Possibilidades e Limites
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária; Formação Crítico-Cidadã; Educação Popular; Transformação Social.
RESUMO: Os mais recentes paradigmas das ciências humanas apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente, voltada para o despertar da capacidade crítica, bem como ao resgate da cidadania. Deste modo, o trabalho educativo torna-se essencial para o despertar da criticidade dos cidadãos e o engajamento destes nas transformações sociais. Nesse sentido, o presente trabalho propõe investigar as possibilidades e limites da extensão universitária na perspectiva da Educação Popular e suas contribuições para a formação dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba. A formação com a qual operamos neste trabalho está vinculada a uma formação critico-cidadã que ocorra por meio de uma prática que proporcione o compromisso com a responsabilidade social, o comportamento ético e o exercício da cidadania, pautados nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular. Nessa direção, tem-se como objetivo geral analisar as contribuições do Projeto de Extensão em Educação Popular e Atenção à Saúde da Família (PEPASF) para a formação crítico-cidadã dos estudantes extensionistas de graduação da Universidade Federal da Paraíba. Como objetivos específicos buscaremos: I)Identificar os processos pedagógicos desenvolvidos no Projeto PEPASF e as suas contribuições para o fortalecimento da autonomia dos estudantes extensionistas; II)Investigar quais metodologias aplicadas no Projeto PEPASF favorecem uma formação comprometida com a atuação crítica e cidadã dos estudantes; III) Averiguar como o contato com os sujeitos da comunidade impactam a formação dos estudantes extensionistas participantes do Projeto PEPASF; IV) Descrever as práticas extensionistas no contexto do Projeto de Educação Popular em Atenção à Saúde da Família (PEPASF). Metodologicamente, a pesquisa será de natureza qualitativa, tendo como referenciais orientadores, entre outros, Freire (2013), Melo Neto (2004), Vasconcelos (2011), Cruz (2020), Mello (2013), Brandão (1980), Streck (2013), Valla (2014), Leite (2020) e Fleuri (2019). Para coleta de dados, utilizar-se-á entrevista semiestruturada, por meio de um grupo focal, através plataforma google meet, cujas falas serão transcritas, sendo o material empírico resultante tratado com o auxílio da técnica da análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2011). Os sujeitos da pesquisa serão 07 estudantes que fizeram parte do Projeto PEPASF, no período entre 2015 a 2019. Logo, refletir sobre as possibilidades e limites da extensão universitária na perspectiva da Educação Popular para a formação dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba, possibilitará compreender quais as contribuições de um Projeto de extensão na perspectiva da Educação Popular para a formação discente.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ