PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA TAIGY DO AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA TAIGY DO AMARAL
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Link do Google Meet https://meet.google.com/lookup/dyoj4q4p5t
TÍTULO: Análise da responsabilidade social dos Centros Universitários da grande João Pessoa: uma contribuição para a melhoria da qualidade da educação superior privada da região
PALAVRAS-CHAVES: Educação superior privada. Qualidade da educação. Responsabilidade Social das IES. Centros Universitários.
RESUMO: A Constituição Federal de 1988, em seu art. 205, afirma que a educação é um direito de todos, como também um dever do Estado e da família, e que, por isso, deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, para o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Pelos propósitos estabelecidos constitucionalmente, percebe-se que a educação possui uma dimensão social-coletiva e uma individual, para ser atendida. Nesse sentido, uma Instituição de Educação Superior (IES), mesmo de natureza privada, além da responsabilidade corporativa que socialmente se espera de toda organização, ainda incorpora, em virtude da natureza de sua atividade-fim, a responsabilidade social da educação. O objetivo principal, portanto, volta-se a analisar as práticas de responsabilidade social dos Centros Universitários da região metropolitana e verificar em que aspectos podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da rede superior privada da região. Para o desenvolvimento desta pesquisa, de natureza qualitativa, optou-se, inicialmente, por uma revisão bibliográfica, para a construção do percurso sobre a expansão e a avaliação do ensino superior no país, bem como para fundamentar as dimensões da responsabilidade social das IES e as concepções acerca do conceito de qualidade na educação. O segundo estágio desse processo será a análise dos documentos da instituições investigadas, com o auxílio de um guia, elaborado com dez categorias de análises (“Autoavaliação”, “Comunicação institucional”, “Gestão administrativa”, “Gestão acadêmica”, “Gestão de pessoal”, “Gestão patrimonial e tecnológica”, “Desenvolvimento social, econômico e técnico-científico”, “Memória, cultura e esportes”, “Inclusão, diversidade e direitos humanos”, “Saúde, sustentabilidade e meio ambiente”). A análise dos dados será realizada a partir da teoria da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Pereira e Bardin, e com o recurso do Software Atlas.ti, para auxiliar no tratamento dos dados empíricos. Dessa forma, espera-se, com os resultados, atender aos objetivos da pesquisa, apresentar sugestões de modo a contribuir para as ações de responsabilidade social e melhoria da qualidade da educação nas instituições pesquisadas e contribuir para o aumento de discussões sobre a temática, além de fomentar novas indagações a respeito da responsabilidade social das IES privadas.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES