PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JERUSA PEREIRA DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERUSA PEREIRA DE ANDRADE
DATA: 07/10/2020
LOCAL: LOCAL: https://meet.jit.si/DefesadeTesedeJerusaAndrade
TÍTULO: JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CULTURA DIGITAL: CONEXÕES COM LETRAMENTOS, SOCIABILIDADES E APRENDIZAGENS
PALAVRAS-CHAVES: Jovens da EJA. Letramentos. Sociabilidades. Aprendizagens. Dispositivos móveis.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: Nesta tese, tem-se o propósito de investigar, junto aos jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os processos de letramentos, sociabilidades e aprendizagens que emergem do uso dos dispositivos móveis ligados à internet, no contexto de uma sociedade marcada por desigualdades sociais. Os jovens da EJA pertencentes às camadas populares, embora participem, de forma limitada, da sociedade do consumo, ao apropriarem-se do celular tipo smartphone, não se diferenciam de outros jovens melhor situados socialmente demostrando, assim, nesse contexto, disposição e potencialidade para interagir com distintos grupos na recepção, produção e reprodução de informações, comunicações, saberes e linguagens. A hipótese de estudo é a de que os jovens da pesquisa se valem dos dispositivos móveis para interagir e ampliar suas redes de comunicação com o mundo, cabendo à escola o papel de possibilitar o acesso ao conhecimento formal e crítico. As evidências foram capturadas na aproximação da pesquisadora com a escola, inspirada na pesquisa qualitativa e na abordagem etnográfica, por meio da observação, da escuta, do diálogo e da entrevista de grupo focal com os jovens enturmados no Ensino Médio na Modalidade EJA. As tecnologias digitais são vistas de um lado, sob a ótica de teorias que apostam em benefícios da autoria e na democratização do saber e, de outro lado, de teorias que acreditam em vantagens e desvantagens sobre riscos e incertezas. Para fundamentar as discussões sobre os achados, procurou-se dialogar com as contribuições teóricas de Bauman (2008), Buckingham (2010), Charlot (2000, 2001), Freire (1987, 2015), Kleiman (1995, 2010, 2016), Lévy (1998), Simmel (1983), entre outras. A hipótese confirma-se com os relatos dos jovens da pesquisa que admitem a apropriação do dispositivo móvel, o celular, para a obtenção de letramentos formais e informais, em diferentes práticas sociais, para a produção de sociabilidades com grupos de afinidades e pertencimentos ligados ao lúdico e ao entretenimento. Além disso, esses jovens utilizam o celular para a aquisição de aprendizagens em relação ao mundo interconectado pela cultura digital, remetendo-os à inserção em programas de benefícios sociais, em políticas públicas e na resolução de questões relacionadas ao exercício da cidadania. Entretanto, esses jovens se queixam do uso adverso do celular para veicular fake news, atos de violência e destruição. Ainda, denunciam a escassez de infraestrutura de suporte à conexão online capaz de potencializar a mediação pedagógica escolar para o alcance de conhecimentos referentes aos diversos campos. Outra demanda trazida por esses sujeitos da pesquisa se refere ao papel da escola no desenvolvimento da consciência crítica e ética.
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES