PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SARA BARROS MONTEIRO DE CARVALHO

DISCENTE: SARA BARROS MONTEIRO DE CARVALHO
DATA: 30/10/2020
LOCAL: meet.google.com/jvj-nich-jjz
TÍTULO: PEDAGOGIA JURÍDICA: A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS NAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DO FÓRUM DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Jurídica. Pedagogas. Justiça. Direitos Humanos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: Diante das novas configurações pedagógicas que se instalam em diferentes espaços sociais, o(a) Pedagogo(a) tem assumido a demanda de atuação no âmbito jurídico, visando preservar o estado de desenvolvimento da criança e do adolescente no processo da proteção e promoção de direitos e deveres, especificamente após a promulgação da Lei de nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, que constituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Desse modo, a presente pesquisa se estrutura em torno do objetivo de investigar as concepções e processos de atuação de cinco Pedagogas junto às equipes multidisciplinares do Fórum da Infância e Juventude da comarca de João Pessoa-PB, desdobrando reflexões sobre uma perspectiva emergente de conceitos e práticas reconhecidas, atualmente, como Pedagogia Jurídica, um âmbito do trabalho pedagógico não escolar que instiga a ressignificação do que se compreende por Pedagogia e profissão de Pedagogo(a). Utilizaram-se como base teórica os estudos de pesquisadores como Rizzini e Pilotti (2011), Pimenta (1996; 2002), Libâneo (1998; 2005; 2006), Severo (2015; 2016; 2017; 2019), Melo e Santos (2015), Saviani (2007), Padilha (2008), Moura e Zucchetti (2006; 2019), Moura, Zucchetti e Menezes (2014), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, inspirada por uma epistemologia construtivista com base no Interacionismo Simbólico, fundamentado em Blumer (1986). Como estratégia para coleta de dados, usou-se a entrevista semiestruturada, adotando para sua interpretação o método de Análise de Conteúdo (AC), conforme Bardin (2011). Os resultados apresentados apontam que as práticas de atuação das entrevistadas apresentam um viés social, buscando desenvolver com as partes (litigante e litigados) das ações judiciais um processo de aprendizagem por meio de uma reflexão ou mediação pedagógica, utilizando, para tanto, instrumentos como roteiro de entrevista, questionários, pareceres e relatórios, que facilitam a produção e organização de informações necessárias para subsidiar a conduta jurídica envolvendo cada situação analisada, entre outras ações de natureza educativas desenvolvidas extraprocessualmente. Além disso, apresentou-se uma avaliação das formações recebidas pelas entrevistadas em relação ao curso de licenciatura em Pedagogia, tendo sido indicado um desconhecimento sobre a temática da Educação Não Escolar, além da falta de vivência nesse âmbito, fato que dificultou a atuação inicial da entrevistadas no espaço da Justiça. Outro dado relevante é a falta de administração por parte da instituição a fim de capacitar as profissionais para o encaminhamento das demandas recebidas. Embora reconheçam a especificidade pedagógica do seu fazer profissional, as entrevistadas destacam desafios para se legitimarem nas equipes multidisciplinares, sinalizando caminhos para fortalecimento do espaço da atuação de pedagogos(as) no âmbito judiciário.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA