PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALINE RODRIGUES DE ALMEIDA

DISCENTE: ALINE RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA: 21/10/2020
LOCAL: https://meet.google.com/kvg-rfov-kvu
TÍTULO: A EDUCAÇÃO ENQUANTO EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA E A ESCOLA VIVA OLHO DO TEMPO: O PARTILHAR DE SABERES EM UMA RODA DE SONHOS POSSÍVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Comunitária. Saberes de Experiência. Educação Popular.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo buscou analisar a concepção de educação enquanto experiência comunitária, na perspectiva da Educação Popular, com base em seus pressupostos teórico-metodológicos e a partir das experiências de sujeitos e grupos sociais. Para tanto, partimos dos caminhos em que se constituem os saberes de experiência, permeados pelo sentir, pensar e agir dos indivíduos, em relação com os seus pares e com o meio ambiente ao seu redor, tendo como campo de pesquisa a Escola Viva Olho Tempo (EVOT), localizada na comunidade Vale do Gramame, em João Pessoa, Paraíba. Estes escritos foram direcionados por uma visão de mundo que se forjou ao longo da vida, nas “andarilhagens” pelas experiências de educação comunitária, que permitiram questionamentos e inquietações em torno da educação tradicional eurocêntrica. A perspectiva teórica que orientou o estudo foi a da Educação Popular e Educação Comunitária, fundamentando-se em Freire (1981; 1989; 2000; 2005; 2010; 2015), Wanderley (2010), Mejía (2018), Streck (2010), Streck e Esteban (2013), Streck, Redin e Zitkoski (2016), Carrillo (2013), Brandão (1982; 1988; 2002; 2006) e Carneiro (1987; 1988). Com base nesse referencial teórico e na pesquisa participante realizada com os sujeitos da EVOT, identificamos e discutimos indícios dessa concepção de educação, considerando esse outro pensamento educacional a partir das contribuições latino-americanas para delimitar a compreensão de ser humano, mundo, sociedade e educação, partindo dos caminhos pelos quais se constituem os saberes de experiência. Por fim, analisamos os espaços de construção de saberes comunitários na EVOT e suas contribuições sociopedagógicas no sentido de pensar em como a educação fortalece a vida comum e orienta para a emancipação humana. Destacamos o caráter qualitativo desta pesquisa, realizada através da observação participante na escola em questão, com utilização de diários e notas de campo (BOGDAN; BIKLEN, 1999). A análise dos dados foi feita com base nesses instrumentos e de acordo com as categorias freireanas: Diálogo, Esperança, Emancipação e Saberes (FREIRE, 1992; 2005; 2009). Os resultados da pesquisa apontaram para a possibilidade e efetividade da educação enquanto experiência comunitária, permitindo a construção de outros caminhos possíveis, diferindo do pensamento hegemônico e trazendo à tona uma proposta de educação libertadora que insurge junto aos sujeitos e grupos sociais. Concluímos, também, que a práxis que orienta essa concepção educativa forja-se em fundamentos próprios, que revelam a proximidade com a Educação Popular. A aproximação com as experiências da EVOT revelou elementos que afirmam a concretude de sua práxis, permeada por preceitos emancipadores responsáveis por modificarem as bases da educação e propor novos paradigmas para a transformação do cenário atual. Desse modo, esperamos contribuir com a educação, ao provocar reflexões e inquietações diante dessa outra realidade possível, motivando nas e nos profissionais, pensadoras e pensadores da educação, a esperança pela transformação das suas comunidades, de seus grupos, instituições, de seus espaços de vida.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES