PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE REIS LAUREANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE REIS LAUREANO
DATA: 04/11/2020
LOCAL: Sala Virtual - Google Meet
TÍTULO: “APERTEM OS CINTOS...A VIAGEM VAI COMEÇAR”: movimentos investigativos com pedagogias culturais, identidades e representações de surdos/as em piadas do Youtube
PALAVRAS-CHAVES: Piadas do Youtube. Surdez. Pedagogia cultural. Representação. Identidade.
RESUMO: Com base nas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais da Educação e dos Estudos Surdos, escolhi investigar as piadas que tematizam a surdez, por vê-las como pedagogias culturais que, camufladas pelo humor, ensinam sobre lugares e papéis a serem ocupados pelos/as surdos/as na sociedade. Como professora de língua portuguesa e amiga de pessoas surdas, sinto-me no dever de visibilizar, por meio da minha pesquisa, as disputas culturais em torno da significação que atravessam as piadas, tanto em Libras quanto em português. Diante das novas possibilidades decorrentes da cultura digital, as piadas podem reproduzir ou suscitar diferentes representações relacionadas à surdez e às pessoas surdas. Partindo do já dito, as pedagogias culturais presentes nas piadas podem ensinar diferentes formas de ser surdo/a na contemporaneidade.Diante dessa problemática, formulei as seguintes questões de pesquisa: quais práticas educativas e concepções de surdez estão presentes nas piadas de surdos/as postadas no Youtube? Que representações de surdos/as são produzidas por essas pedagogias culturais e por que se sustentam? Como se dão as produções de sentido em torno das identidades e das diferenças surdas nessas piadas?Busco compreender melhor essa problemática, a partir de dois objetivos gerais: investigar as práticas educativas sobre ser surdo/a presentes nas piadas postadas no Youtube e examinar as produções de sentido em torno das representações e das identidades surdas nessas pedagogias culturais e de quatro objetivos específicos, a saber: mapear as práticas educativas e as representações de surdos/as presentes em piadas postadas no Youtube, no período de 2015 a 2020, compreender como e por que essas práticas e representações se sustentam, observar e analisar a(s) concepção(ões) de surdez que embasam essas práticas educativas, descrever e explicar o processo de produção de sentido em torno das identidades e das diferenças surdas nessas pedagogias culturais. Penso que as piadas, tomadas como pedagogias culturais, produzem representações sobre a surdez que marcam as identidades das pessoas surdas, de acordo com visões sociais e culturais que provocam diferentes significações, de acordo com a língua na qual são produzidas. Possivelmente, as piadas produzidas em Português retomam visões cristalizadas em relação aos papeis exercidos e aos lugares ocupados pelas pessoas surdas, estereotipando-as como subalternas às pessoas ouvintes na hierarquia das relações de poder. Enquanto isso, as piadas produzidas em Libras, filiadas em outra vontade de verdade, afirmam as pessoas surdas pelo viés da diferença, como um povo que possui língua e cultura próprias. É possível que nas piadas produzidas em Português prevaleçam representações embasadas na visão clínica que categoriza a surdez como deficiência, enquanto nas piadas produzidas em Libras, predomine a concepção de surdez como diferença cultural.
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA