PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE
DATA: 18/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/ttx-adsz-mtw
TÍTULO: Tendências da Pesquisa Brasileira sobre Alfabetização Científica no Ensino de Biologia (1997 - 2019)
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Ciências. Ensino de Biologia. Alfabetização Científica. Estado da arte. ENPEC. ENEBIO.
RESUMO: Situado na linha de pesquisa “Processos de Ensino-Aprendizagem”, o presente estudo investiga as tendências da pesquisa brasileira sobre Alfabetização Científica (AC) no Ensino de Biologia. Concebida a partir do conceito de alfabetização de Freire, a AC é incorporada ao contexto educacional a partir de sua concepção como um ato político que visa a emancipação e a formação cidadã dos estudantes, proporcionando a estes as habilidades necessárias para exercer seu direito à prática social a partir da mobilização dos conhecimentos científicos. Parte-se do pressuposto de que as memórias impressas nos anais dos dois principais eventos de Ensino de Ciências e Biologia do país (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC e Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO) proporcionarão o conhecimento a respeito de como a pesquisa sobre AC evoluiu ao longo dos espaços e do tempo no cenário brasileiro, apontando os caminhos percorridos e as pistas sobre as trajetórias a trilhar, enquanto professores e pesquisadores da área de Educação em Ciências. Utiliza-se como pressupostos teórico-metodológicos a abordagem qualitativa e o método de estado da arte ou estado do conhecimento, sob o foco da análise de conteúdo. Parte-se de categorias pré-estabelecidas para analisar os dados que compreendem o período entre 1997, quando foi realizado o I ENPEC, e 2019, ano de realização da última edição, contemplando 22 anos da pesquisa brasileira na área de Educação em Ciências. Os resultados preliminares apontam o crescimento quantitativo do número de trabalhos publicados nas atas do ENPEC, revelando a expansão e a consolidação do evento enquanto lócus de socialização das pesquisas na área, caminhando para a formação de uma comunidade nacional de investigadores em Educação de Ciências. Assim como, evidenciam seu potencial político, o reafirmando como um espaço onde professores e estudantes podem participar de forma sistemática e propositiva, se posicionando diante de temas que influenciam tanto o campo da pesquisa, quanto as práticas educacionais no universo escolar.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO