PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISY LANNY DE ALBUQUERQUE SOUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAISY LANNY DE ALBUQUERQUE SOUTO
DATA: 10/12/2020
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/gxp-dcat-ebd)
TÍTULO: ESCOLA DE AGRONOMIA DO NORDESTE (EAN): PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES DO ENSINO SUPERIOR NA PARAÍBA (1936-1968)
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Educacionais; Instituição de Ensino Superior; Ensino Agrícola; Representações; Curso de Agronomia.
RESUMO: A Escola de Agronomia do Nordeste (EAN) foi a primeira Instituição de Ensino Superior do Estado da Paraíba. Foi criada no ano de 1934, durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas, por intermédio de José Américo de Almeida, o idealizador desse projeto. No ano de 1936, houve a inauguração da EAN e teve início, logo no primeiro ano, o funcionamento do Curso Técnico Agrícola (para alunos que não possuíam o Ensino Secundário). No ano seguinte, em 1937, foi realizado o primeiro vestibular para o Curso de Agronomia e iniciado, assim, o Ensino Superior no Estado. Ao longo dos anos, foram produzidos diversos relatos de memórias, por ex-alunos e por pessoas que tiveram algum vínculo com a instituição, em que rememoram cenas do cotidiano, das práticas e a importância da Escola de Agronomia como um marco do ensino e da educação na Paraíba. Sendo assim, buscaremos refletir analisar as práticas educacionais cotidianas desenvolvidas durante os primeiros anos de funcionamento da Escola de Agronomia do Nordeste, a partir das memórias produzidas, no período de 1936, ano de inauguração da Escola, até 1968, ano em que o Curso de Agronomia se tornou vinculado à Universidade Federal da Paraíba e passou a ser denominado como Centro de Ciências Agrárias. Este trabalho encontra-se pautado no aporte teórico da História Cultural, que nos possibilita refletir sobre as categorias de pensamento como as representações, as práticas, as apropriações e a cultura comum e cotidiana, através dos diálogos com Roger Chartier e Michel de Certeau. Além disso, com base no diálogo com Justino Magalhães, problematizaremos a história de uma instituição educativa a partir dos aspectos de sua materialidade, das representações e das apropriações, buscando estabelecer uma inter-relação com a sociedade na qual a instituição encontra-se inserida. Além dos relatos de memorialistas, utilizaremos como fontes de pesquisa os jornais, fotografias e o acervo documental da EAN.
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA