PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FILOMENA SPINELLI ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FILOMENA SPINELLI ARAÚJO
DATA: 30/11/2020
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/sve-gnhf-pdv
TÍTULO: Inclusão na Educação Superior de Pessoas com Deficiência- trajetórias de Permanência no setor público e privado
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Inclusão da pessoa com deficiência. Permanência
RESUMO: A inclusão da pessoa com deficiência ainda representa um desafio que perpassa as modalidades de Educação como um todo, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, em instituições tanto privadas quanto públicas. A expansão do acesso ao ensino superior tornou-se evidente nas últimas décadas, associada a uma política de inclusão, que criou possibilidades para o acesso das pessoas com deficiência. Nesse contexto, a pesquisa questiona qual a trajetória e as perspectivas de êxito das pessoas com deficiência no ensino superior e seu objetivo é analisar o processo de permanência das pessoas com deficiência no ensino superior público e privado a fim de relacionar fatores comparativos ao êxito acadêmico. Para tanto, busca-se mapear as políticas de permanência para as pessoas com deficiência nos cursos de graduação na esfera pública e privada; caracterizar o perfil sócioeducacional do discente com deficiência matriculado em cursos no ensino superior público e privado para diferenciar políticas e estratégias que viabilizem a permanência, além de analisar a trajetória do aluno com deficiência no ensino superior público e privado, reconhecendo fatores que facilitam ou dificultam sua permanência nos cursos de graduação da área de saúde. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório na qual os sujeitos envolvidos serão as pessoas com deficiência que estiverem frequentando um curso de graduação na área de saúde, com tempo de permanência igual ou superior a 50% da duração do curso, em instituições públicas e privadas do município de João pessoa, tendo como base investigativa a trajetória acadêmica nesse nível de ensino. Os instrumentos a serem utilizados serão a Escala para Avaliação da Permanência Discente - EAPD e um roteiro de entrevista elaborado pela pesquisadora. Entretanto, para aperfeiçoar os respectivos instrumentos com vista a uma melhor qualificação dos resultados pretende-se realizar um Pré-teste com alunos tanto de instituição pública quanto de privada. As análises serão fundamentadas do ponto de vista teórico através de Pierre Bourdieu, com os conceitos de capital cultural, social e econômico. Os dados quantitativos coletados através do questionário serão tabulados no programa SPSS - Statistical Package for the Social Sciences e a análise qualitativa dos dados terá como base a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, de modo que a pesquisa possa contribuir para pensar os processos de permanência na Educação superior e a elaboração de políticas inclusivas.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1143495 - DALILA ANDRADE OLIVEIRA