PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDUARDO JORGES PUGLIESI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO JORGES PUGLIESI
DATA: 11/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A ORDEM DO DISCURSO DA IMAGEM VISUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Imagem visual. Livro didático de história. Ordem do Discurso.
PÁGINAS: 199
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O século XXI tem como marca indelével a onipresença da imagem visual em seus vários gêneros, assim é mister desenvolver abordagens que permitam aproximar-se dela em seu campo de existência. A escola enquanto espaço cultural tem como finalidade a formação dos sujeitos sociais e desta maneira, desempenha um papel muito importante. Pois, ela exerce a função mediadora por meio das práticas educativas do saber histórico acumulado que estão presentes nos livros didáticos usados na mesma. É partir desse local, que esta pesquisa se oferece a investigar a ordem do discurso nos livros didáticos de história do ensino médio da rede estadual da Paraíba estabelecida pelas séries enunciativas que posicionam as imagens visuais ao longo dos mesmos. Esta é uma pesquisa de natureza analítico-descritiva situada no contexto das investigações qualitativas. A abordagem teórico-metodológica escolhida para realizar a análise dos achados foi a Teoria Arqueológica do Discurso (TAD), de Michel Foucault (2015) que possui um horizonte operativo baseado em três etapas, a saber: mapear, escavar e analisar descritivamente (ALCANTARA; CARLOS, 2013) que opera da seguinte maneira: na primeira etapa – a fase de horizontalização da pesquisa, representa o momento em coletamos os dados, as informações, onde são encontrados os primeiros indícios; na segunda etapa – a fase em que a pesquisa será verticalizada, marca o instante em que nos debruçamos sobre o que foi selecionado e assim constituir o terreno arqueológico da investigação, o local onde a escavação ocorrerá mediante a escolha das ferramentas mais adequadas; na terceira e última etapa – ocasião em que os achados da pesquisa serão comunicados. Por isso, esta é a abordagem mais adequada para trabalhar com o objeto desta pesquisa. Através da análise das imagens visuais postas ao longo das páginas dos três livros didáticos de história da rede estadual da Paraíba devido em primeiro lugar, à importância que elas ganharam na sociedade contemporânea; em seguida, ao fato delas acionarem saberes que estão presentes nas ordens discursivas; e por fim, pela abundância delas que foram identificadas nas séries enunciativas que estabeleceram ordens de discurso específicos, a saber: o discurso histórico-cultural – por meio de séries enunciativas dispersas ao longo do tempo histórico que constituem uma regularidade discursiva; o discurso didático-pedagógico – representa um achado muito significativo, pois ele ordena a forma pela qual a imagens visuais estarão postas nos livros didáticos pesquisados com fins de ensino; e o discurso político-ideológico – aqui temos um achado de suma importância para a compreensão do mundo contemporâneo, uma vez que as séries enunciativas presentes possuem uma regularidade de antagonismo que estabelecem as suas disposições em sentidos opostos, sempre em ângulos de confrontos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - ANIBAL DE MENEZES MACIEL