PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARILLIA GABRIELLA DUARTE FIALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILLIA GABRIELLA DUARTE FIALHO
DATA: 16/12/2020
LOCAL: LOCAL: https://meet.google.com/kso-berd-wmw
TÍTULO: Evasão universitária, planejamento de ensino e singularidade discente
PALAVRAS-CHAVES: Evasão universitária, fatores de evasão, planejamento de ensino e singularidade discente
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: presente pesquisa se propôs a estudar a evasão universitária a partir das singularidades discentes. Considera que o fenômeno possui uma relação direta com o percurso de vida do alunado em diferentes etapas de vidas e contextos. Que o ingresso no ensino superior, um novo espaço de aprendizagens, dinâmico e diversificado, desafia o alunado para permanecer ou abandonar o curso, dependendo, entre outros fatores, da sua integração com o meio acadêmico e com a proposta acadêmica adotada pelo professor, realçando o que denominamos de singularidade docente. A busca de existência de imbricação entre a singularidade docente, o planejamento e a evasão estudantil se apoia na questão: Como a singularidade discente pode ser considerada no planejamento curricular de forma a minimizar a evasão nos cursos de graduação presencial do campus I da UFPB? A questão de pesquisa se operacionaliza no objetivo: Identificar e analisar as possibilidades de relações entre a evasão escolar e a organização dos planos de ensino de graduação da UFPB contemplando aspectos relacionados às singularidades do alunado. A tese defendida é a de que existe uma relação entre evasão e planejamento de ensino, devido a que os docentes adotam planejamentos prontos, sem contemplar as singularidades discentes, suas necessidades acadêmicas, motivações e dificuldades de aprendizagems. A metodologia adotada, de natureza quali e quanti, foi operacionalizada através de três instrumentos: O primeiro, um questionário com questões abertas e fechas e aplicado a 660 alunos ingressantes dos períodos de 2016.2, 2017.1 e 2017.2, com a intenção de traçar o perfil discente e observar a percepção destes, ao longo de três semestres, sobre a possibilidade de permanecer ou se evadir do curso O segundo, uma entrevista estruturada, aplicada a 30 alunos evadidos da UFPB, objetivou identificar os fatores que contribuíram para a efetivar a evasão, e, por fim, levantou-se 70 planos de ensino referentes a 14 cursos de graduação. As análises das informações relacionadas com a questão e os objetivos da pesquisa, assim como a tese levantada, foram tratadas com a utilização de métodos estatísticos, análises dos discursos e análises de questões estruturais, acadêmicas e relacionais específicas do planejamento curricular. Os três instrumentos adotados e as análises dos seus dados, permitiram diagnosticar os fenômenos que possibilitam a evasão e se chegar a conclusão de que existe um percurso percorrido pelo alunado antes de se evadir; que essa decisão evasão dar-se por etapas, partindo de uma causa principal e desencadeando outros subfatores secundários, como ausências das habilidades sociais, empatia, respeito, ética, civilidade, trabalho em equipe e comunicação, todos eles contribuintes para a decisão final de se evadir. Finalmente, quando se relaciona a singularidade docente com o planejamento escolar conclui-se que este se relaciona com o progresso técnico, com foco no conteúdo e não nas necessidades e experiencias do alunado. Acredita-se que o planejamento docente deve ser equilibrado entre o progresso técnico e humanos, qualificando o processo ensino e aprendizagem focalizado no aluno e possibilitando a minimização da evasão universitária. A abordagem do estudo, de natureza inédita e exploratória, requer outra pesquisas, maiores reflexões e aprofundamentos para fortalecer a validação da tese.
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO