PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUCILEIDE PAZ FERREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILEIDE PAZ FERREIRA DE LIMA
DATA: 29/05/2013
HORA: 16:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A 1ª TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO PRONERA DA UFPB (2007-2011): CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ASSENTAMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Ensino Superior; Formação de professores; Movimentos Sociais; Camponeses.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

A presente Dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/PPGE, vinculada à Linha de Pesquisa: Educação Popular expõe uma análise sobre as repercussões desencadeadas nos assentamentos a partir das ações e práticas educativas propostas pelos educadores egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA, tendo como objetivos específicos: identificar se os egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia do PRONERA estão exercendo atividades em suas comunidades; analisar quais os limites enfrentados por estes profissionais para conseguirem fazer seu trabalho nos assentamentos; verificar a percepção de pessoas da comunidade em relação aos possíveis benefícios econômicos, socioculturais e educacionais da formação superior desses jovens e como a comunidade se organizou para envolvê-los nas demandas locais. É um estudo de cunho qualitativo realizado a apartir de uma pesquisa de campo na qual utilizamos questionários, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Foram entrevistados nove egressos e doze pessoas de quatro assentamentos rurais da Paraíba. Essa pesquisa faz parte do Observatório da Educação do Campo e busca atender um dos objetivos específicos propostos neste projeto, o qual busca identificar os impactos e os processos de mudanças desencadeados nas comunidades rurais a partir das ações educativas promovidas pelos programas e políticas públicas analizados. Entre as repercussões da formação dos educadores destacamos que além de concluírem uma graduação adquiriram autoconfiança e muitos conseguiram entrar para o mercado de trabalho, ampliaram a participação nas atividades dos assentamentos, houve mais demandas das comuidades para com estes profissionais e o aproveitamento pelos municípios destes professores para atuar trabalhando nas escolas dos assentamentos, além de ter despertado em outros jovens e adultos o desejo de fazer uma graduação.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1030033 - VILMA DE LURDES BARBOSA