PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA CRISTINA BATISTA DE SOUZA ROSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA BATISTA DE SOUZA ROSA
DATA: 08/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: CARTAS PARA REBECA: REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER REFLEXÕES EM UMA ESCOLA MILITAR
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Violência contra a mulher. Currículo. Cultura Escolar. Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A violência contra a mulher é problema social, resultante das relações de gênero desiguais entre homens e mulheres, que contribuem para a perpetuação de um modelo de sociedade patriarcal, onde as mulheres se encontram em condição e posição de subordinação, tendo constantemente violados os seus direitos humanos. A desigualdade de gênero desencadeia diferentes formas de violência contra a mulher - psicológica, física, sexual, patrimonial e moral. A escola, como outras instituições sociais, pode através de suas práticas fortalecer a construção de identidades marcadas por relações de desigualdade de gênero que contribuem para reproduzir a violência contra a mulher ou enfraquecer a produção de masculinidades violentas através do currículo escolar. O objetivo desta pesquisa é analisar como docentes de uma escola pública estadual da Paraíba, que teve uma de suas estudantes estuprada e assassinada em 2011, têm problematizado este tema no currículo escolar. Refletir sobre como a violência contra a mulher pode se manifestar e se legitimar dentro e fora do contexto escolar é importante para se pensar em possibilidades de desconstruir práticas que violam os direitos das mulheres. As referências teóricas utilizadas para compreender o fenômeno estudado se baseiam em contribuições de pesquisadoras feministas como Heleieth Saffioti, Lourdes Bandeira, Lia Zanotta Machado, Marlise Matos, Miriam Pillar Grossi, Céli Regina Jardim Pinto, Guacira Lopes Louro, dentre outras/as. A pesquisa foi realizada através da análise documental dos Projetos de Intervenção Pedagógica – PIP e através da aplicação de questionário junto aos/às docentes da escola. Os dados foram analisados sob as lentes dos Estudos Culturais em Educação. Os resultados demonstram que apesar dos/as docentes considerarem a violência contra a mulher um tema importante, este não tem recebido a devida atenção no currículo escolar, mesmo quando a escola tem o nome de uma estudante vitimada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Externo à Instituição - JANE FELIPE DE SOUZA
Externo à Instituição - SALETE MARIA DA SILVA