PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: BETANIA MARIA VILAS BOAS BARRETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BETANIA MARIA VILAS BOAS BARRETO
DATA: 21/06/2013
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Formação Universitária e Educação Popular: convergências com a Espiritualidade a partir de vivências estudantis na extensão
PALAVRAS-CHAVES: Formação Universitária, Educação Popular, Espiritualidade, Extensão Universitária, Saúde Comunitária
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa objetivou compreender o significado da espiritualidade nas práticas de formação universitária orientadas pela Educação Popular, através do estudo da experiência do Projeto Educação Popular e Atenção a Saúde da Família (PEPASF) da Universidade Federal da Paraíba, um projeto de extensão universitária interdisciplinar que acompanha os moradores e movimentos sociais de uma favela da periferia de João Pessoa. O interesse e a aproximação desta temática foram desenvolvidos a partir das inquietações e buscas da pesquisadora ao longo de sua trajetória como professora universitária, insatisfeita com as práticas acadêmicas centradas quase exclusivamente no ensino de conhecimentos técnicos e científicos e na racionalidade lógica, desvalorizando as dimensões subjetivas inerentes ao agir profissional. Nestas buscas e estudos foi aproximando das discussões contemporâneas sobre espiritualidade e sobre a importância de sua valorização para a superação dos limites da racionalidade moderna clássica. A espiritualidade é aqui compreendida como o processo de busca das mais fundamentais motivações e sentidos para a existência, no que Paulo Freire denomina de “busca de ser mais presente em todas as pessoas”. Este processo está fortemente presente na formação universitária, mas é desconsiderado na maioria de suas práticas de ensino. No entanto, algumas iniciativas universitárias orientadas pela Educação Popular vêm valorizando a dimensão espiritual. O PEPASF é uma destas iniciativas. Seus 15 anos de duração, a participação de centenas de estudantes em sucessivas turmas, o envolvimento de professores de diversos departamentos e a realização de vários estudos e publicações consolidaram uma identidade pedagógica e um reconhecimento institucional, tornando a sua experiência bastante propícia para este estudo. Tomou-se como foco o processo de transformação espiritual dos estudantes, em suas buscas por ser mais e encontrar os sentidos e as motivações mais fundamentais para suas vidas profissionais e pessoais, ao longo de suas participações no Projeto. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou, como técnica de coleta de dados, a observação participante e o conjunto de dez depoimentos de estudantes relacionados às suas experiências no Projeto, contidos em livro sobre o Projeto publicado em 2011. A observação participante ocorreu no período de abril de 2010 a maio de 2011. A partir daí desenvolveu-se uma análise dialética para interpretação dos dados, observando-se os processos vividos e as transformações ocorridas nos estudantes, seus aprendizados significativos, como também as contradições e limites das experiências dentro do Projeto. Foram identificadas cinco dimensões significativas das experiências, correspondendo às fases do desenvolvimento do processo de transformação espiritual dos estudantes. Percebeu-se que a transformação espiritual mais importante decorre do vínculo amoroso que os estudantes vão desenvolvendo com os moradores, famílias e movimentos desta comunidade periférica. O acolhimento, valorização e discussão das inquietações subjetivas, provocadas pelo envolvimento dos estudantes nas ações de cuidado e na luta política comunitária, através das dinâmicas pedagógicas do Projeto, mostraram ser fundamentais para uma maior elaboração e alcance destas transformações. Constatou-se a importância e inovação da proposta teórico-metodológica do PEPASF, sob a perspectiva da Educação Popular, como espaço para a elaboração espiritual para os educandos. Nesta pedagogia, gera-se um novo conhecimento científico interligado com as dimensões espirituais dos estudantes, como uma via de construção de conhecimento dentro da academia e novas alternativas para a formação universitária mais humanizada e transformadora.

Presidente - 331886 - EYMARD MOURAO VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO