PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ARILU CAVALCANTE PEQUENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARILU CAVALCANTE PEQUENO
DATA: 25/02/2021
HORA: 15:30
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: FAZER-SE SUJEITO NOS MEIOS POPULARES: MOTIVOS E MÓBILES PARA A TESSITURA DOS FIOS DE UMA EXISTÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Mobilizações; Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular; Migração; Pedagogia da Vida.
PÁGINAS: 228
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO: Este estudo, fundamentado no campo da Educação Popular, aproxima-se da compreensão a respeito das mobilizações dos sujeitos dos meios populares, oriundos da EJA e da migração para fins de postos de trabalho. Tem por objeto os motivos e os móbiles como elementos inerentes ao modo de agir cotidianos dos sujeitos dos meios populares com o intuito de apreender transformações significativas e de sentidos propositivos das ações em suas vidas e no modo como isso é apreendido no seu linguajar. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida metodologicamente com base na Qualitative Secondary Analysis – QSA e na Teoria Fundamentada, por meio da análise textual. O objetivo geral busca identificar e analisar nos relatos dos sujeitos, oriundos da EJA e da migração, a presença de motivos e móbiles – como condição biossociocultural – dos sujeitos dos meios populares, por estarem e agirem no mundo com projetos abertos que alteram seus trajetos de vidas, estes identificados em uma dissertação e uma tese defendidas na Linha de Educação Popular do PPGE/UFPB e, posteriormente, revisitadas por mim. Para alcançar esse objetivo, esta tese teve as seguintes questões orientadoras: como se caracterizam os motivos e móbiles nos relatos dos sujeitos populares em diversos contextos apresentados em uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado da linha de Educação Popular do PPGE/UFPB? Como os motivos e móbiles dos sujeitos dessas pesquisas podem ser investigados na perspectiva do sujeito biossociocultural? Tais questões se entrelaçaram aos eixos de análise emergentes dos dados coletados, conforme sugere a Teoria Fundamentada, quais sejam: saber prático e o saber escolar: uma conexão necessária; a escola como caminho para as apostas enactantes dos alunos da EJA; ensinar e aprender em rede de afetos; os saberes práticos e as conexões mobilizadoras das redes de apoio e o transitar na vida através percepção ativa dos corpos conscientes. O quadro teórico que sustenta a tese baseia-se nos seguintes conceitos: motivos e móbiles (CHARLOT; HANNOUN) e complexidade da condição humana (MATURANA; FREIRE; MORIN; ASSMANN). Os achados da investigação indicam que: pela nossa condição biossociocultural, as situações-limites fazem alguns sujeitos dos meios populares se moverem no mundo, assumindo, no seu tempo, suas tarefas, buscando respostas aos diversos desafios da vida que interferem e alteram seus trajetos de vidas e que o mobilizar-se desses sujeitos parte dos motivos e dos móbiles, como aspectos inerentes ao viver e ao conhecer, entendendo os motivos como fenômeno das cogitações e os móbiles como fenômeno das disposições para a ação. Nesse sentido, a compreensão é que na condição de sujeitos biossocioculturais, os motivos e os móbiles são elementos entrelaçados aos movimentos cotidianos desses indivíduos, com o intuito de transformação (como significado e sentido) propositiva das suas vidas e buscas, por essa razão, coube nesta pesquisa pôr em questão uma Pedagogia da Vida, ou seja, uma escola aberta ao conhecimento vivo para sujeitos vivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Interno - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Externo ao Programa - 1813891 - QUÉZIA VILA FLOR FURTADO
Externo à Instituição - DORGIVAL GONCALVES FERNANDES
Externo à Instituição - ANTONIO FRANCISCO MARQUES
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO MARIANO CARDOSO VAN OOSTERHOUT