PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: CLEMILSON CAVALCANTI DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEMILSON CAVALCANTI DA SILVA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: POR UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE AFROCENTRADA EM DISCURSOS QUE CONSTITUEM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS
PALAVRAS-CHAVES: Lei nº 10.639/2003. Livro didático de Ciências Naturais. Afrocentricidade. Relações étnico-raciais positivas. Relações étnico-raciais negativas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: A Lei nº 10.639/2003, promoveu alterações profundas e necessárias na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, no que se refere ao debate das relações étnico-raciais no currículo da Educação Básica, consequentemente, na elaboração dos conteúdos que são inseridos nos livros didáticos (artefato do currículo) utilizados por escolas públicas brasileiras. O presente trabalho, tem como objeto de estudo livros didáticos de Ciências Naturais que foram utilizados em escolas públicas antes e depois da Lei nº 10.639/2003, com foco nos conteúdos que abordam a população afro-brasileira e africana. O objetivo geral é compreender como os discursos e as imagens que constituem os livros didáticos de Ciências Naturais evidenciam à população afro-brasileira e africana referendado por uma educação das relações étnico-raciais. Como referência teórica, utilizamos a Afrocentricidade como uma epistemologia/paradigma que corrobora com as mudanças que a Lei ora citada promoveu no currículo da Educação Básica, notadamente, no ensino de Ciências Naturais. O escopo técnico-metodológico para alicerçar o objetivo do trabalho assenta-se em três momentos, que, na prática, ocorrem simultaneamente. O primeiro, refere-se à abordagem da pesquisa que, no caso específico, é de caráter qualitativa; o segundo, relaciona-se aos procedimentos técnicos, que, nesse caso, são conduzidos pela pesquisa documental e, por último, com intuito de contribuir na construção das inferências e interpretações, evidencia-se a técnica de análise dos dados, que segue o aporte teórico da análise de conteúdo. Munido do arcabouço teórico e do técnico-metodológico da pesquisa, foi possível construir interpretações e inferências que deram respostas ao nosso objetivo de pesquisa. Desse modo, pontuamos três para exemplificar o trabalho: os livros de Ciências Naturais que foram produzidos sob orientações da LDB, de 1971, e do Parecer 853, do mesmo ano, que orientava o currículo, não discutia de nenhuma forma a temática étnico-racial em seus conteúdos, além disso, não se preocupavam em reforçar relações étnico-raciais negativos referentes à população negra; após a promulgação da LDB, de 1996, e da elaboração do PCN, em 1998, os livros didáticos de Ciências Naturais, que foram produzidos sob a orientação desses documentos legais, mesmo que de forma incipiente, começaram a mudar o discurso em relação a população negra, em especial, no que se refere às relações étnico-raciais negativos; depois da promulgação da Lei nº 10.639/2003, que alterou a LDB, de 1996, é possível notar nos livros de Ciências Naturais, certo cuidado em trabalhar conteúdos que debatessem as relações étnico-raciais, entretanto, em nenhum momento citam a referida Lei, além disso, independentemente do tempo histórico em que o livro foi elaborado, há prevalência total das referências europeizadas na construção e abordagem dos conteúdos. Enfim, após essas e tantas outras constatações que observamos ao longo da análise, entendemos que a Afrocentricidade é um paradigma que corrobora com a Lei nº 10.639/2003, e é um caminho viável para mudarmos a prevalência europeia (por vezes, supremacistas) nos conteúdos e na abordagem dos Livros didáticos de Ciências Naturais.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 2008675 - TANIA RODRIGUES PALHANO