PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: AURISTELA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AURISTELA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 22/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zqx-rijk-idd
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM TEMPOS DE DITADURA: REPRESENTAÇÕES SOBRE O MOBRAL, ENTRE NOTÍCIAS DE JORNAIS E MEMÓRIAS DE PARTICIPANTES (1967-1985)
PALAVRAS-CHAVES: MOBRAL. Educação de Adultos. Ditadura civil-militar. Representações. Memórias.
PÁGINAS: 89
RESUMO: A pesquisa em desenvolvimento intitulada: “EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM TEMPOS DE DITADURA: representações sobre o MOBRAL, entre notícias de Jornais e memórias de participantes (1967-1985)” tem por objetivo geral analisar as representações sobre o MOBRAL (1967-1985), presentes nos jornais e nas memórias de participantes, considerando o contexto histórico da ditadura civil-militar (1964-1985). Assim, tem-se o interesse de compreender quais as representações acerca desse movimento educacional eram veiculadas pelos impressos e como os participantes do MOBRAL percebiam essa educação que foi concebida para alfabetizar jovens e adultos. O Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL- configurou-se como uma experiência de alfabetização de adultos que tinha como princípio a funcionalidade e a continuidade, em que a educação era defendida a partir de uma proposta tecnicista. Tanto os jornais da época quanto os participantes são fontes que podem representar este acontecimento educacional, a fim de observarmos as disputas de representação desses grupos distintos que podem contribuir na escrita da história do MOBRAL. Para tanto, utilizaremos fontes escritas, como as literaturas sobre a temática, sobre o contexto social e os jornais, fontes iconográficas e fontes orais que serão as memórias de participantes do MOBRAL. A metodologia, que atende ao propósito da pesquisa é a História Oral, especificamente, a História Oral temática e seus procedimentos. Ressalta-se que o trabalho procura ser marcado pela hibridez de fontes, em que fontes escritas dialogam com fontes orais e iconográficas, em uma constante problematização entre memórias e representações. Portanto, o trabalho encontra-se no âmbito das pesquisas qualitativas, tendo a contribuição e fundamentação de autores como: Roger Chartier (1990; 2016), Halbwachs (2006), Bom Meihy (1996), Germano (2011), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1330406 - MARIA ELIZETE GUIMARAES CARVALHO
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo ao Programa - 1180155 - GERALDA MACEDO
Externo ao Programa - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo à Instituição - IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO ARAUJO
Externo à Instituição - ROGÉRIO DE ARAUJO LIMA