PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA AYRES DA SILVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA AYRES DA SILVA ALVES
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: “Refazendo corpo”, buscando a sobrevivência: um estudo sob a perspectiva da Educação Popular a respeito das estratégias de mulheres das classes populares que optam pelo Curso de Estética e Cosmética como meio de empoderamento
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres. Classes populares. Educação Popular. Estética e cosmética. Empoderamento.
RESUMO: As configurações do capitalismo contemporâneo têm gerado um mercado de trabalho com uma estrutura segmentada em diversos níveis ocupacionais e com características as mais diversas: novas ocupações, declínio de outras mais antigas, trabalho formal, não formal, intermitente, precarizado, etc. Nesse contexto, tem se expandido significativamente o ramo de estética e cosmética ampliando-se o número de profissionais que atuam nessa área. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC), entre 2015 e 2020, registrou-se um crescimento de 567% do setor, o que fez crescer em oito vezes o número de profissionais que atuam nessa área, isto é, de 72 mil para 480 mil, sendo verificável entre eles uma considerável quantidade de pessoas oriundas das classes populares. Frente a isso, também tem aumentado a oferta de cursos de estética e cosmética. Este é o campo de estudo deste trabalho, buscando investigar a incidência dessa realidade no meio popular. Ele parte do seguinte problema de pesquisa: Quais fatores influenciam alunas do meio popular a se definirem pelo Curso de Estética e Cosmética? Tem como objetivo, portanto, analisar esses fatores. Sustenta-se a hipótese segundo a qual os fatores que influenciam as estudantes oriundas das classes populares a se definirem pelo Curso de Estética e Cosmética são de natureza econômica e de busca por empoderamento. Adota-se, assim, uma perspectiva que se diferencia das abordagens que limitam o debate sobre as questões de estética e cosmética à “vaidade feminina”. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa, de natureza qualitativa, será operacionalizada empiricamente numa instituição privada de João Pessoa que oferta o curso de tecnólogo em estética e cosmética, onde serão realizadas entrevistas biográficas com alunas do mesmo. As principais categorias analíticas do trabalho são classes populares, empoderamento feminino, Educação Popular, sociologia do corpo e habitus.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Externo ao Programa - 1645118 - RENATA MONTEIRO GARCIA