PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: DAVID ESPINOLA BATISTA

DISCENTE: DAVID ESPINOLA BATISTA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hfp-hufk-bkx
TÍTULO: CONCEPÇÕES E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Aprendizagem. Didática. Ensino de Ciências. Educação de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A avaliação da aprendizagem é estruturante do processo educacional e faz parte da rotina de estudantes e professores, no sentido de efetivar a construção do conhecimento. Contudo, há duas grandes perspectivas conflitivas no que se refere ao uso da avaliação. A perspectiva de uso da avaliação de forma qualitativa e descritiva, da performance discente, coexiste com uma outra dimensão, interessada na produção de índices de quantificação e mecanismos de comparação. Essas questões são ainda mais complexas quando analisadas no contexto das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizadas pela diversidade de sujeitos afetados por relações sociais e históricas de desigualdade, e pelo o ensino de Ciências em que a relação com a vida concreta tende a ser secundarizada por formulações abstratas do conhecimento e sua relação com o mundo. Esta dissertação apresentou como objeto central a avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos e como objetivo geral analisar os discursos referentes à avaliação da aprendizagem dos professores que ministram o componente curricular Ciências, nos ciclos III e IV da EJA, em escolas da rede pública municipal de João Pessoa. Teoricamente, o estudo foi orientado por obras e autores que discutem uma perspectiva crítica sobre avaliação da aprendizagem, a EJA e o ensino de Ciências. A pesquisa foi de natureza qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso, na perspectiva da técnica de entrevista semiestruturada, aplicada a seis professores da rede municipal em tela. Assim, percebeu-se, a partir dos resultados, o entendimento dos professores quanto às especificidades dos sujeitos que compõem a modalidade EJA, além de a importância da utilização de diferentes metodologias, no processo avaliativo, considerando as necessidades dos alunos. Os colaboradores revelaram que há uma constante preocupação com a qualidade da formação dos alunos e com a busca pela redução dos índices da evasão por meio da utilização da avaliação formativa. Apesar disso, a avaliação da aprendizagem surgiu, nos discursos, como um desafio devido à imposição da gestão escolar para quantificação dos saberes, sob uma ótica somativa, com pressões sobre os alunos. Os instrumentos, os critérios e as estratégias avaliativas, adotados pelos professores, foram postos como múltiplos e decididos a partir do contexto de cada turma ou de acordo com o planejamento escolar. A pesquisa evidenciou complexas situações que constituem os processos avaliativos, marcados pela sobreposição entre concepções formativa, somativa e diagnóstica de avaliação, mas também pela tensão constante entre abordagens quantitativas e qualitativas sobre o ensino. Isso caracteriza a própria dificuldade de aplicar e desenvolver mecanismos que deem conta das formulações tradicionais. Sendo assim, é preciso considerar as necessidades individuais dos sujeitos em uma ótica formativa que promova crescimento no processo de ensino-aprendizagem, assim como o investimento na formação inicial e continuada dos professores que os auxiliem em suas práticas avaliativas.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO