PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LUCIANO LIMA DA SILVA

DISCENTE: LUCIANO LIMA DA SILVA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: meet.google.com/wst-hdie-prh
TÍTULO: PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL: ESTUDO BASEADO NA TEORIA FUNDAMENTADA (GROUNDED THEORY) NO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia Organizacional. Pedagogo. Aprendizagem Organizacional. Teoria Fundamentada.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO: Este estudo trata sobre a Pedagogia Organizacional e as possibilidades de atuação do(a) pedagogo(a) em ambientes corporativos. Compreende-se que a especificidade do trabalho pedagógico desenvolvido nas organizações permitirá dar novos significados e sentidos formativos aos cursos de Pedagogia e à profissão de pedagogo(a). A pesquisa tem como objetivo investigar as perspectivas da atuação profissional dos(as) pedagogos(as) na promoção da aprendizagem em espaços organizacionais, na Região Nordeste. A base metodológica fundamenta-se em: Strauss e Corbin (1990) e Charmaz (2009), que sistematizaram o Método da Teoria Fundamentada, o qual emprega a circularidade no processo da pesquisa qualitativa. Quanto ao enfoque, o presente estudo é do tipo exploratório, tendo em vista que essa vertente possibilita encontrar indícios de um campo com pouco conhecimento sistematizado. O diálogo teórico foi construído com base nas referências da Pedagogia, partindo de Libâneo (2001) e Franco, Libâneo e Pimenta (2011), Educação Não Escolar – Severo (2015, 2017, 2018, 2019), Pedagogia Empresarial – Ribeiro (2007) e Holtz (1999), e aprendizagem organizacional – Bitencourt (2010), dentre outros. Participaram da pesquisa 14 (quatorze) pedagogos(as), selecionados(as) entre os 09 (nove) estados da Região Nordeste, sendo 04 em Paraíba, 01 em Pernambuco, 01 no Rio Grande do Norte, 01 no Ceará, 02 no Maranhão, 02 na Bahia, 01 no Piauí, 01 em Sergipe e 01 em Alagoas. Como instrumento de produção dos dados, utilizou-se um questionário estruturado, aplicado por e-mail e presencialmente. O procedimento de análise dos dados pautou-se na codificação aberta, axial e seletiva da Teoria Fundamentada, tendo como apoio o software de análise Atlas.ti 8.0. Os resultados da pesquisa apontam que os(as) pedagogos(as) que atuam no âmbito organizacional necessitam tomar conhecimento das especificidades atribuidas à função, apropriando-se melhor da dimensão pedagógica que envolve o desenvolgimento da aprendizagem para de um simples processo de treinamento e mudança de comportamento baseada em critérios de desempenho competitivo. Além disso, constatou-se que as práticas educativas dos(as) pedagogos(as) são estruturadas por meio de rede de saberes e habilidades, as quais ocorrem de maneira transversal à medida que entrecruzam os conhecimentos da Pedagogia e os saberes específicos da organização. A teoria substantiva criada a partir das análises na pesquisa expõe os elementos teórico-metodológicos necessários para o(a) profissional da Pedagogia que almeja ingressar em espaços organizacionais, inclusive demonstrando que o curso de Pedagogia deve superar as fronteiras impostas pela tradição, que reduz à formação de professores da educação básica, em função da representatividade social e profissional que o(a) pedagogo(a) pode/deve assumir nas áreas de formação da aprendizagem nos cenários organizacionais.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA