PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARAIANE PINTO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARAIANE PINTO DE SOUSA
DATA: 24/02/2021
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/vff-aoyb-ypr
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO NEOLIBERAL: PROJETOS E DISPUTAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores (as). BNCC. BNC-F. Neoliberalismo.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O Ministério da Educação (MEC) lançou no ano de 2018 a proposta da Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-F), configurando-se como mais um documento de adequação às necessidades da BNCC, pautado em competências. A discussão que levantamos em torno da Base é a sua confluência com a formação de professores(as), dado ao aspecto prático desses profissionais e alguns questionamentos foram colocados como imperativos quanto aos desafios que essa política tenciona, dado o processo de construção de um novo currículo e seus agentes envolvidos como o setor privado, organizações internacionais, instituições e organizações sociais e OCDE. O direcionamento deste trabalho pretendeu discutir como questão central: como a formação inicial de professores está sendo configurada dentro das políticas educacionais após a aprovação da BNCC? Para tanto, o objetivo geral dessa dissertação foi analisar a formação inicial de professores e sua reformulação após a BNCC. E elegemos como objetivos específicos: a) identificar as mudanças da legislação acerca da formação inicial de professores (as); b) investigar a configuração de formação de professores e os agentes envolvidos e c) analisar o contexto de influência em torno da concepção de formação dos professores e seus desdobramentos. Analiticamente nos ancoramos nos estudos de Arroyo (2011); Ball (2014); Freitas (2018); Apple (2003,2011); Aguiar e Dourado (2019); Rocha (2019), assim como em outros autores cujo trabalho tangem ao nosso tema de pesquisa. Em sentido metodológico, tomamos como base a contribuição de Gonsalves (2011), Richardson (2017), Santos (2010), Michel (2015) e Cellard (2008), que caracterizam a pesquisa como qualitativa e bibliográfica, somando também à análise documental. Para fornecer sustentação utilizamos o Ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (1992,1994). Destarte, analisamos a partir do contexto de influência e produção de texto as bases formativas, o pacote de reformas, agenda global, currículo nacional e contexto neoliberal na educação. Assim, o que pretendemos foi a análise de como a formação de professores (as) foi proposta e qual concepção de formação está sendo formulada. O contexto da prática nos possibilitou analisar, a partir de observações e trabalhos que versam sobre o tema da pesquisa, como isso entrou em cena. Somando isso a todos os dispositivos no qual nos debruçamos, atentando para o contexto social global e político, os termos empregados, os agentes envolvidos no desenvolvimento da política e os efeitos dos textos políticos na prática, versando nas modificações acarretadas a partir delas. Compreendemos a partir das análises o que Rocha (2019) destaca, a BNCC é um currículo normativo, que segue uma “lógica racionalista e irreflexiva”, produzindo como efeito também prejuízos à autonomia docente, projetando um professor técnico e performático, mais especificamente, projetando uma atuação docente, uma organização curricular. A padronização dos conteúdos e métodos através da BNCC delimita o trabalho dos(as) professoras(as).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR