PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA ALMEIDA DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA ALMEIDA DE ARAÚJO
DATA: 05/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/fzk-dagu-cju
TÍTULO: “O DISTINCTIVO DE UMA ALMA BEM FORMADA”: PRINCÍPIOS GERAES DE MORAL NO MANUAL ENCICLOPÉDICO PARA USO DAS ESCOLAS DE INSTRUCÇÃO PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE (1862-1874)
PALAVRAS-CHAVES: Manual Enciclopédico. Instrução Primária. Império. Moralidade.
RESUMO: O presente trabalho intenciona analisar como os princípios de moralidade dispostos no Manual Enciclopédico contribuíram para a formação da mocidade na província da Paraíba, no império. O princípio de moralidade era algo intrínseco à sociedade imperial, uma vez que estava atrelado à própria formação do povo brasileiro, cujo objetivo da escola centrava-se em formar indivíduos que ocupassem o seu lugar na sociedade, firmando-se mais no sentido de reprodução social. A obra, contendo 698 páginas, tem um caráter enciclopédico, como descrito em sua própria nomenclatura, por aglutinar os conteúdos que envolvem todas as matérias correspondentes ao ensino primário. Era destinada aos alunos que já tivessem concluído a alfabetização. Um dos benefícios da obra devia-se ao fato de ser mais acessível financeiramente, já que reunia ali todas as disciplinas; em contrapartida, os livros específicos tinham preços mais elevados. A pesquisa se enquadra em um momento de renovação da historiografia, contexto no qual novas fontes e novos objetos de pesquisas são considerados relevantes, tal como a imprensa e, por sua vez, os jornais e o livro, tecendo uma relação com os modos de produção. Dentre os teóricos que nos deram suporte, ressaltamos os estudos de Chartier (1999) – a história do livro e o estudo das práticas-, Durkheim (1983,1999,1952) – o conceito de moral coletiva e fato social -, e Foucault (2008) – o controle dos corpos. A relevância da temática se assenta na possibilidade de podermos compreender a sociedade imperial em suas diversas instâncias, partindo dos saberes por ela produzidos ou disseminados, neste caso o Manual, bem como na ausência de trabalhos que tratem diretamente do nosso objeto, a saber: os princípios de moralidade no Manual Enciclopédico. O tipo de pesquisa que nos propomos a realizar é a pesquisa histórica, a qual se constitui como um viés da pesquisa documental. Reconhecemos a grandiosidade da obra e a sua relevância para a instrução e para a sociedade da época, devido à extensão dos conteúdos e dos questionamentos e explicações. Ao adentrarmos de maneira mais minuciosa em seu conteúdo, percebemos, contudo, a necessidade que os governantes tinham em instruir homens conhecedores de seus deveres, articulando uma ligação tênue entre Deus, consigo mesmo e com os demais partícipes da sociedade, na intenção de formar um homem disciplinado.
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO