PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: TAYS DE SOUSA SANTOS

DISCENTE: TAYS DE SOUSA SANTOS
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A EDUCAÇÃO POPULAR NO PET/CONEXÕES DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE DOS EGRESSOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular. Formação docente. Identidade profissional. Egressos. PET/Conexões de Saberes.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho trata da formação docente, enfocando a construção da identidade profissional, a partir das vivências no Projeto Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade - Comunidade, que realiza ações fundamentadas na perspectiva da Educação Popular na Universidade Federal da Paraíba. Os participantes do Projeto são de origem popular, vinculados a algum curso de licenciatura e desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito universitário e nas comunidades das quais são oriundos. Algumas iniciativas do Projeto são o curso pré-universitário, o grupo de estudos e as ações de formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar as contribuições do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência, baseadas na Educação Popular, para a formação docente e construção da identidade profissional dos egressos. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como referenciais orientadores, entre outros, autores como Freire (1967, 1979, 2001, 2002, 2014), Nóvoa (2004, 2019), Farias et al. (2009), Streck et al. (2014), Sales (1999), Melo Neto (2004, 2013), Calaça (2013, 2015, 2016, 2018) e Chizzotti (2000). Algumas das suas categorias analíticas são as seguintes: diálogo, autonomia, identidade docente como ressignificação processual e educação libertadora. A pesquisa empírica foi realizada com seis egressos do Projeto PET/Conexões de Saberes, mediante entrevistas semiestruturadas, e os dados foram tratados com base na técnica de análise de conteúdo temático-categorial proposta por Bardin (1977). Foi possível constatar que as contribuições do Projeto de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes, fundamentadas na Educação Popular, para a formação docente e construção das identidades profissionais dos egressos são materializadas em ações suas como o grupo de estudos, e dizem respeito ao desenvolvimento do sentido, por exemplo, de justiça social, solidariedade, trabalho colaborativo, participação, diálogo e autonomia.
Presidente - 1662400 - IVONALDO NERES LEITE
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES