PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: IRANETE DE ARAUJO MEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANETE DE ARAUJO MEIRA
DATA: 23/08/2013
HORA: 16:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A relação entre escolarização pública e o contexto da escola da Educação do Campo
PALAVRAS-CHAVES: Escolarização pública, Educação Popular e Educação do Campo.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa desenvolveu-se em uma escola pública no campo do município de Boa Vista-PB, teve como preocupação pensar uma Escola pública Popular do Campo, mediante á análise do impacto desta proposta no processo de escolarização do contexto local. Com isso, viu-se a possibilidade de dialogar com a educação situada no espaço rural do  referido  município. Com isso, o estudo buscou entender como a escola José Pereira de Oliveira, se relaciona com a proposta de Educação do Campo. O referencial teórico que norteou a pesquisa emergiu do contexto da educação popular com  ênfase na educação do campo, sendo estes guiados pelo aporte de Freire (1996) Brandão (1984; 1983; 2002 e 2005), Vale (2001), Beisegel (2008), Paiva (1986), para a especificidade da educação do campo fundamenta-se nas referencias de Caldart (2004, 2009) Fernandes e Jesus (2004) Reis (2011) Arroyo (2007 e 2010).  As discussões deste trabalho procuraram  ainda  valorizar e socializar os saberes populares oriundos da memória coletiva e da cotidianidade de vida com os saberes escolares na tentativa de contribuir  na  concretização de uma proposta de educação popular pública do campo.  No percurso metodológico foi utilizado o estudo de caso, Flick, (2004) e Chizzoti (2008) com o universo da descrição das entrevistas orais semiestruturadas, Richardson, (1996) e Gatti, (2007), além dos documentos oficiais para análise reminiscente à legislação especifica da educação do campo (BRASIL/MEC 2002; 2004 e 2010). Na perspectiva da compreensão das categorias de analises: Escolarização pública, Campo e formação docenteusamos as unidades de “registro” e de “analise” através de Franco (2008) e Bardin (1997) como constituinte da tessitura do contexto da educação local, a  partir destas, foram encontradas, resquícios de uma política de educação rural  tradicional e elementos que transitam em busca da conquista de uma proposta de educação do campo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1160748 - LUIZ GONZAGA GONCALVES
Externo à Instituição - JAIME JOSE ZITKOSKI - UFRGS