PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA MORGANA GALDINO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA MORGANA GALDINO DOS SANTOS
DATA: 31/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/ntn-wrva-kto
TÍTULO: Uma analise dos atos de assedio contra as docentes da esfera publica municipal frente ao contexto socio,politico e educacional.
PALAVRAS-CHAVES: Profissão Docente. Políticas Educacionais. Assédio.
PÁGINAS: 101
RESUMO: O presente trabalho é um estudo de caso realizado entre docentes que atuam na Prefeitura Municipal de João Pessoa e pretende entender como elas vivenciam seu cotidiano laboral face aos atos de assedio provocados pelos pares ou superiores, sobretudo em relação a fragilidade e até ausência de políticas que as amparem. É perceptível a complexidade do tema ainda vivenciado com o silenciamento. O tema é preocupante, pois os setores educacionais da esfera pública se apresentam progressistas e defensores de um espaço educacional que promova a cidadania e respeito à diversidade, tendo como livros de cabeceira as obras de Paulo Freire, embora as práticas sejam distantes desses ideais. Dessa forma, a Tese está sendo construída numa perspectiva qualitativa e para obtenção dos dados , temos como proposta o aporte do uso questionário semiestruturado para que entrevistas sejam realizadas e tratadas sob a ótica da análise do discurso. Como objetivo geral buscamos analisar as práticas de atos de assédio realizados contra as docentes da Esfera Municipal de João Pessoa e como estas compreendem as consequências dessas práticas em suas vidas profissionais e pessoais. Os autores utilizados para referenciar este trabalho, que tratam sobre temas dentro das Políticas Públicas, no tocante à Educação foram: Desta forma usamos os pensamentos de Freire (2014; 2018); Saviani (1989); Monteiro (2015); Frigotto (2015; 2017); Pereira (2011); Imbernón, (2016); Bianchetti1 (2008); Toschi e Oliveira (2012); Carneiro (2015). No que se refere à pesquisa científica utilizamos o pensamento de Demo (1996); Lüdke (2018); Becker (2007); Gatti (2012); Tardiff e Lessard (2014); Roberto Da Matta (1997); Freire (2017); Chizzotti (2018). Quanto a Profissão Docente contamos com pensamento de Freire (2014; 2018); Júlia (2001); Gatti; Barreto André (2011); Imbernón (2016); Tardiff e Lessard (2014); Esteve (1995). Acerca do pensamento elaborado sobre as mulheres e seus direitos utilizamos Perrot (2017); Soihet (1997); Rute Salviano Almeida (2014); Rodrigues (1991); Prá e Cegatti (2016); Almeida (1996); Yannoulas (1992); Ferreira (1998); Louro (1997); Amado; Bruschini (1988); Sán Roman (2010); Rabelo (2019); Sá e Rosa (2004); Ferreira (1998); Amado e Bruschini (1988); Da Matta (2010); Sodré (1962). Quanto ao arcabouço legal para tratar assédio, utilizamos CNMP (2016); Paro (2014); Ramos (2004); Carlotto et al. (2014); Gitelman (2020); CF (88). A proposta realizada para o debate nesta Tese é para que os quadros profissionais da Educação sejam valorizados não só por um eficiente plano de cargos e carreiras, mas também por políticas de valorização dos professores que perpassam também pelo seu bem estar físico e psicológico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo ao Programa - 1030421 - MARIA APARECIDA RAMOS DE MENESES
Externo ao Programa - 3213897 - MARIA PATRICIA LOPES GOLDFARB
Externo à Instituição - FLÁVIO ROMERO GUIMARÃES
Externo à Instituição - WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI