PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ANDREZZA RAQUEL CIRNE BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA RAQUEL CIRNE BEZERRA
DATA: 30/03/2021
LOCAL: meet.google.com/puq-snkn-xuz
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA: EM BUSCA DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR COMO ESPAÇO/TEMPO DE ASPIRAÇÕES DEMOCRÁTICAS DO CONHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Escola Pública; Práticas educativas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Neste estudo analisamos o contexto de EJA na escola pública em busca de compreender/reconhecer possibilidades, limites e condições de desenvolvimento, procurando perceber uma relação (ou não) com a Educação Popular. Isto Porque a EJA e a Educação Popular se entrelaçam em sua trajetória histórica no Brasil e a Paraíba foi pioneira em práticas e estudos sobre Educação Popular. Argumentamos então que com base na Educação Popular como concepção norteadora das práticas educativas, sob perspectiva de uma forma de educação problematizadora em confluência de saberes das cotidianidades e dos saberes sistematizados da educação escolar, é possível ressignificar e impulsionar a EJA como um processo de Educação Popular, em uma busca de aspirações democráticas do conhecimento e do espaço de sala de aula/escolar. Para trilhar os caminhos dessa pesquisa, além de um levantamento do estado da arte, realizamos pesquisa de campo em busca de retratar a possibilidade de desenvolver práticas pedagógicas na EJA fundamentadas na Educação Popular. Este intuito foi possível a partir da pesquisa participante desenvolvida em uma sala de aula de EJA e que se denomina neste trabalho como “transformação de uma experiência em sala de aula em prática de pesquisa”. Para aprofundar as análises e pesquisa de campo, o estudo buscou ainda observar o contexto de EJA na escola pública. Esta pesquisa se trata de um estudo de caso, realizado a partir da pesquisa participante e observação participante e, apoiados em Yin (2005), buscamos realizar generalização analítica no tratamento dos dados. Para nos esclarecer sobre pesquisa participante, nos alicerçamos em Brandão e Streck (2006), Brandão e Borges (2007), Gajardo (1984), entre outros autores. Sobre EJA, estamos trabalhando principalmente com Arroyo (1996;2001;2005;2014;2017) e Paulo Freire, mas outros autores colaboram com a discussão como Brandão (2005;2008), Streck e Santos (2011), entre outros. Buscamos ainda os autores da Educação Popular, que não por acaso, são alguns que nos apoiam na EJA. Para dialogar sobre escola pública, buscamos Vale (2001), Esteban e Tavares (2013), entre outros. No apoio sobre a trajetória da educação pública no Brasil, buscamos Saviani (2010) e Aranha (2006). Este estudo se apresenta em quatro capítulos e as considerações finais. No primeiro capítulo, a Introdução, apresentamos em subitens uma breve trajetória da pesquisadora, a justificativa, problema, argumento de tese, objetivos e metodologia. O segundo trata de fazer uma explanação sobre a Educação Pública no Brasil, os caminhos trilhados para construção da escola pública, a EJA neste contexto e sua relação como modalidade na escola e com a Educação Popular. No terceiro, trazemos uma descrição analítica da pesquisa participante que chamamos de transformação da experiência de sala de aula em prática de pesquisa. No quarto capítulo discutimos os desafios e possibilidades no contexto da EJA sob a ótica da Educação Popular. Com este estudo pretendemos dar visibilidade à EJA das escolas públicas de João Pessoa e contribuir com reflexões e práticas sobre a Educação Popular como possibilidade de mediar práticas democráticas na escola pública.
Presidente - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Interno - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE