PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROGERIO BARBOSA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ROGERIO BARBOSA DO NASCIMENTO
DATA: 05/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DE SABERES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA ATUAÇÃO DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Saberes docentes. Cotidiano. Experiência. Saber estratégico. Saber tático.
PÁGINAS: 120
RESUMO: A pesquisa investiga a constituição dos saberes docentes na história de vida dos professores, partindo da premissa de que os conhecimentos do trabalho docente vão sendo modificados e ou constituídos no cotidiano, a partir das suas experiências. Somam-se a isso dois saberes de extrema importância: o saber estratégico, já apontado por Tardif, e o saber tático, considerado por Certeau, ora utilizado como possibilidade de complementação da grade de análise do objeto de estudo. Pautado na metodologia de pesquisa da História Oral Temática, com característica híbrida, o estudo segue um processo de análise próprio, acrescentando, ainda, a Análise de Conteúdo. Como procedimento de pesquisa, foram entrevistados professores experientes no ensino inclusivo. O estudo abrange, ainda, uma parte histórica que permite melhor compreensão do momento socioeducacional vivido em relação à inclusão social, bem como apresenta a discussão sobre o entendimento do conceito de experiência e cotidiano na relação com a Educação Inclusiva. Faz, também, uma conceituação relativa a conhecimento e a saberes, justamente para elucidar o que se pretende dizer com saberes docentes e, então, apresentar uma grade sistematizada a partir de Tardif (2011) e de Gauthier et al. (2013). Após todo o processo metodológico de organização dos dados da pesquisa (típico da História Oral e da Análise de Conteúdo), o estudo traz a apresentação e análise dos resultados obtidos. As considerações finais destacam os aspectos-chave da pesquisa e reforçam os resultados no campo da Educação Inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Externo ao Programa - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Externo à Instituição - PAULO EVALDO FENSTERSEIFER