PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ENOQUE BERNARDO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENOQUE BERNARDO SANTOS
DATA: 26/05/2021
LOCAL: PPGE via Google Meat
TÍTULO: A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E A PRÁTICA DOCENTE DE NINI PAES DE ARAÚJO EM ITABAIANA – PB (1948 – 1988)
PALAVRAS-CHAVES: Prática docente. Formação católica. Escolanovismo. Biografia, Nini Paes de Araújo.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Nini Paes de Araújo formou-se professora primária na Escola de Professores do Instituto de Educação da Paraíba, sob os auspícios do escolanovismo, mas antes disso estudou no Colégio Nossa Senhora das Neves, ambos na capital paraibana, onde adquiriu todo um repertório cultural católico. A presente tese, no campo da História da Educação, tem como objeto de estudo a prática docente de Nini Paes de Araújo, na cidade Itabaiana/PB, e a questão norteadora da pesquisa é: Como a professora Nini Paes de Araújo articulou em sua prática docente o repertório cultural católico, obtido na vivência com as Irmãs da Sagrada Família, e as ideias do escolanovismo adquiridas durante sua formação como professora primária na Escola de Professores? Nesse sentido, o objetivo é investigar se a prática docente de Nini Paes de Araújo foi permeada pelo repertório pedagógico católico vivenciado no Colégio Nossa Senhora das Neves ou pelo ideário escolanovista da Escola de Professores do Instituto de Educação Secundária da Paraíba, dentro da temporalidade de 1945 a 1988, que compreende o período em que exerceu a docência. É uma pesquisa fundamentada na perspectiva da Nova História Cultural e inserida na modalidade biográfica, com o aporte da metodologia da História Oral, na realização de entrevistas com ex-alunos e ex-alunas de Nini Paes de Araújo, a fim de identificar nos depoimentos como se dava a prática docente do sujeito em estudo, em dois estabelecimentos de ensino em Itabaiana: a Escola Normal Regional Nossa Senhora da Conceição e o Colégio Estadual de Itabaiana. O acesso à memória, via entrevista, impulsionou a busca, o conhecimento e a análise de uma gama de outras fontes, como: memórias manuscritas, fontes iconográficas, cadernos escolares e documentos pessoais da professora; mensagens do executivo paraibano; Encíclicas Papais, a saber do Papa Leão XIII e do Papa Pio XI; além dos periódicos A União, A Imprensa, A Folha, Revista de Ensino da Paraíba, Diário de Pernambuco e o Correio da Paraíba. A leitura e análise das fontes indicam que a prática pedagógica de Nini Paes de Araújo fundamentou-se nas orientações cristãs das Religiosas da Sagrada Família do Colégio Nossa Senhora da Neves, haja vista, que a mesma passou sete anos nesta instituição e, nessa vivência, se apropriou do discurso conservador católico, utilizando-o no espaço escolar e fora dele, com a finalidade de demonstrar o seu posicionamento enquanto mulher católica e professora, no que concerne à educação e à política. Posicionamento perceptível pelos/as ex- alunos e ex-alunas de ambos os estabelecimentos de ensino onde o sujeito de nossa pesquisa lecionou. Desta forma, Nini Paes de Araújo demonstrava que a sua prática pedagógica era interligada com a sua religiosidade católica.
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA