PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ALDA TRANQUELINO DA SILVA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO: Prática pedagógica discursiva de professores Indígenas da EJA e o fortalecimento da Cultura Potiguara no litoral norte da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação Escolar Indígena. Educação de Jovens e Adultos. Práticas pedagógicas. Cultura Indígena. Potiguara.
RESUMO: A presente pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas de professores Indígenas e nelas os elementos discursivos que contribuem para o fortalecimento da Cultura da população Potiguara, localizada no litoral Norte da Paraíba. De modo específico, o nosso trabalho propõe: analisar os dispositivos legais que tratam a EJA e a Educação Escolar Indígena, interseccionando as duas modalidades em questão; discutir os conceitos de Cultura Indígena e de Cultura Indígena Potiguara; dialogar acerca do conceito de práticas pedagógicas na EJA ofertadas ao referido público, buscando compreender a relação entre as práticas pedagógicas na EJA Indígena e os componentes curriculares específicos constantes na estrutura curricular dessa etnia (Etno-história, Arte e Cultura e a Língua Materna Tupi); e sistematizar os achados da pesquisa que contribuem para a valorização da Cultura Indígena Potiguara. A pesquisa está ancorada em autores que tratam do presente objeto, bem como na legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual serão realizadas tanto a análise documental, como entrevistas semiestruturadas com professores Indígenas que atuam na EJA. Com relação ao tratamento dos dados, utilizaremos a Análise Crítica do Discurso, preconizada por Fairclough (2016), para a análise dos discursos presentes nas práticas pedagógicas dos professores em questão, observando como essas práticas contribuem para o fortalecimento da Cultura Indígena Potiguara na modalidade da EJA, bem como para o campo da Educação Escolar Indígena na mesma modalidade. Como resultados prévios já alcançados, ressaltamos os trabalhos encontrados nos Campus I e IV da Universidade Federal da Paraíba, os quais apontam práticas de professores Indígenas e suas contribuições nesse fortalecimento Cultural. Ressaltamos ainda a necessidade de novos estudos que tragam a visibilidade a essa modalidade específica da educação e sua intersecção com a Educação de Jovens e Adultos.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES