PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA ALEXANDRE DE LIMA
DATA: 24/02/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: Autopoiesis, enacção e emoções: desvendando os processos de formação e de aprendizagens de professores.
PALAVRAS-CHAVES: formação de professores e emoções; aprendizagem autopoietica e enactante.
ÁREA: Educação
RESUMO: Neste estudo, mediante realização de pesquisa teórica, compreendo que a aprendizagem humana é individual, auto-organizativa e acontece nas experiências, no chão que cada um pisa, em seu mundo vivenciado, numa perspectiva autopoietica e enactante como classificam Humberto Maturana e Francisco Varela. A compreensão da aprendizagem humana dentro dessa concepção, denominada biologia do conhecer, me levou a escutar quatro professores de Educação de Jovens e Adultos sobre suas aprendizagens em espaços de formação. Com isso chego à tese de que a formação dirigida a esses professores trabalha as emoções uma vez que não podemos escapar delas, mas suas metodologias e conteúdos têm gerado estados desadaptativos e desfavorecido os processos de aprendizagens na formação docente. Para chegar a essa afirmação estou também ancorada na teoria de Antonio Damásio sobre as emoções e a perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, o que me permitiu elencar e propor algumas emoções como essenciais na elaboração de cursos de formação. O estudo serviu para refletir sobre a formação de professores, pois os professores não se emocionam mais nem com a escola, nem com a formação inicial ou continuada, bem como para abordar as ciências cognitivas na educação sem o reducionismo de outrora, as quais se caracterizam pela própria ação do sujeito e não se baseia em informações externas. O estudo aponta, ainda, esses autores como fortes representantes de uma explicação mais abrangente sobre a construção do conhecimento, pois trabalham com um sujeito em movimento, um sujeito vivo.
Presidente - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Externo ao Programa - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO