PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALBERTINA MARIA RIBEIRO BRITO DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTINA MARIA RIBEIRO BRITO DE ARAUJO
DATA: 28/02/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO – CAMPOS DE DISPUTAS: Um estudo de caso nas comunidades rurais de Ribeiro, Lagedo e Gameleira – Alagoa Nova/PB
PALAVRAS-CHAVES: Campo; Comunidade-escola; Camponeses.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo emergiu de inquietações sobre a necessidade de perceber e dialogar com os diversos processos educativos vivenciados nas cotidianidades de grupos camponeses. Processos estes, que estão presentes na associação de agricultores, na escola, na igreja e em outros espaços vivenciados no cotidiano camponês. Uma questão norteadora do estudo foi buscar responder: quais processos educativos contribuem para o fortalecimento da educação no contexto do campo? Entendemos que a educação está presente em outros processos, não se resume à escola, e nesse contexto, ela tem um papel fundamental que é de dialogar com os demais processos e possibilitar a sistematização e socialização, contextualizada, dos conhecimentos e saberes construídos no conjunto das práticas locais. O objetivo dessa pesquisa foi analisar processos educativos que fortalecem a educação escolar e não-escolar no contexto do campo. O estudo se deu no Ribeiro, Lagedo e Gameleira que são três comunidades rurais do município de Alagoa Nova-PB. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando instrumentos como observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e história oral de vida, identificamos processos necessários para fortalecer a educação no contexto do campo, presentes na dialética das histórias das pessoas, considerando todas as continuidades e descontinuidades, avanços e retrocessos, conquistas e perdas que os fortalecem enquanto sujeitos camponeses. A partir do relato das suas histórias, tecemos considerações, destacando os processos educativos escolares e não escolares vinculados às vivencias dos sujeitos e das coletividades do campo, nos territórios estudados.
Externo à Instituição - EDMERSON DOS SANTOS REIS
Interno - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA