PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: LUCIANA AUGUSTO BARRETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA AUGUSTO BARRETO
DATA: 28/02/2014
LOCAL: PPGE
TÍTULO: “Pela graça da mistura”: ações afirmativas, discurso e identidade nos cursos de direito em universidades públicas paraibanas
PALAVRAS-CHAVES: Universidade Pública. Curso de Direito. Relações de poder. Micropoderes. Sujeito. Identidade. Discurso
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A situação da população negra no Brasil reflete as consequências do racismo presente em nossa sociedade, tanto no âmbito privado, marcado pela discriminação e preconceito, quanto no público, especialmente no que tange às políticas públicas e a legislação de um modo geral. Com o advento das medidas de inclusão no ensino superior em favor da pertença negra, sobretudo com a Lei 12.711/12, a discussão acerca dos direitos torna-se acirrada vez que as ações afirmativas voltam-se para grupos alijados em sua cidadania plena e desvelam a sociedade de raças existente no Brasil. Analisa-se, então, a implementação das ações Afirmativas em universidades públicas paraibanas- Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba- nos cursos de direito, considerando-as como medidas capazes de impulsionar empoderamento e superação do racismo a partir da construção de identidades negras positivas, à medida que instauram novas relações de poder, inicialmente no ambiente universitário, e que se desdobram por todo o corpo social. A partir da Analítica Foucaultiana, que destaca os micropoderes, o sujeito e as relações de poder, discutiu-se de que forma as identidades de jovens pardos e pretos estão sendo construídas no curso de direito, diante das trocas intersubjetivas de poder entre alunos e professores, na afirmação de sua identidade e na participação efetiva na vida acadêmica. A pesquisa qualitativa contou com a análise de entrevistas semi-estuturadas de alunos e de professores dos cursos de direito das já referidas universidades e constatou, através de seus discursos, que ainda são marcantes a associação entre raça e pobreza, a ideia de “democracia racial”, isonomia formal e a relação estigmatizante entre alunos/alunos e professores de pertenças e classes sociais diferentes; que parte significativa dos alunos e professores nega a prática de preconceito racial, embora pondere sua existência. Verificou-se que a implementação de ações afirmativas em universidades públicas da Paraíba, sobretudo as que possuem recorte racial, viabiliza a luta contra o racismo, posto que promove a diversidade, e contribui, mesmo que embrionariamente, para a constituição de identidades positivas para além da vida acadêmica.
Externo à Instituição - EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES