PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR

DISCENTE: AFONSO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR
DATA: 06/05/2021
LOCAL: meet.google.com/xve-zvkk-ehv
TÍTULO: SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Conhecimentos Profissionais da Docência. Geometria. Anos Iniciais.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO: Este estudo trata do ensino de Matemática, especificamente sobre Geometria nos anos iniciais de escolarização. No Brasil, existe um crescente movimento de resgate do ensino de Geometria desde os Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de que as proposições para o ensino e a aprendizagem dessa unidade temática culminem no desenvolvimento do pensamento geométrico de crianças e adolescentes, que inclui aspectos acerca das relações espaciais e das figuras geométricas. No caso das figuras geométricas, é necessário explorar as características das figuras, envolvendo a identificação/nomeação, a comparação, a classificação e a composição e decomposição. Assim, reconhecendo a legitimidade dessa demanda curricular, este estudo teve como objetivo analisar os conhecimentos profissionais da docência apresentados por professores(as) que atuam na Paraíba, a fim de desvelar a realidade do ensino de figuras planas nos anos iniciais de escolarização. Para alcançar esse objetivo, foi preciso identificar um conjunto de conhecimentos necessários ao ensino de Geometria; mapear os conhecimentos utilizados pelos(as) professores(as) para o ensino de figuras planas e discutir o ensino dessas figuras geométricas a partir dos conhecimentos profissionais da docência. Para subsidiar a construção do diálogo teórico relativo aos saberes e conhecimentos profissionais da docência, fundamentou-se em Shulman (2014), Ball, Hill e Bass (2005), Serrazina (2014), Tardiff (2000) e Puentes, Aquino e Neto (2009). Enquanto Pavanello (1989; 1993), Galvéz (1996), Lorenzato (1995), Lima e Carvalho (2010; 2014), Walle (2009), Crowley (1994), entre outros, alicerçaram as discussões sobre a Geometria. A base metodológica teve abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionário respondido por professores(as) dos anos iniciais, no estado da Paraíba, com no mínimo 1 ano de experiência profissional. Para a organização, a categorização e a análise desses dados, tomou-se por base as técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (1977). Como resultado, os dados evidenciam fragilidades formativas em relação ao currículo, ao conteúdo geométrico e aos aspectos pedagógicos do ensino de Geometria nos anos iniciais, principalmente relativos ao ensino de figuras planas. Contudo, a dimensão conceitual emerge como a principal dificuldade dos(as) professores(as) para o desenvolvimento do conhecimento geométricos nos anos iniciais. A superação desse problema está relacionada à construção de um escopo de conhecimentos relativo ao ensino e a aprendizagem, especificamente, ao conhecimento do conteúdo, sem o qual inviabiliza-se o ensino, ao conhecimento do currículo, que orienta e sugere como pode ser concebido o ensino em cada ano de escolarização e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, que nutre e efetiva a aprendizagem.
Presidente - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA