PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOSÉ FELIX DOS SANTOS NETO

DISCENTE: JOSÉ FELIX DOS SANTOS NETO
DATA: 29/04/2021
LOCAL: meet.google.com/rff-soru-csr
TÍTULO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL CONEXÕES DE SABERES: Políticas, Práticas e Formação
PALAVRAS-CHAVES: PET/Conexões. Formação de Professores. Políticas Educacionais
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições das politicas educacionais do Programa de Educação tutorial Conexões de Saberes para formação inicial de professores a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos grupos Pets existentes no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. O programa surgiu em 1979, durante a ditatura militar no Brasil, com a perspectiva de preparar uma elite intelectual e secundariamente aprimorar os cursos de graduação. Inicialmente o PET era denominado como Programa Especial de Treinamento e suas atividades eram direcionadas para os cursos de economia, após o processo de avaliação e reorganização no ano de 1999, o programa passou a ser designado como Programa de Educação Tutorial, essa reorganização ampliou a quantidade de grupos nas universidades, bem como o alcance dos demais cursos de graduação. No entanto, a oferta programa para áreas das ciências humana só iniciou a parti do edital 09 publicado pela secretaria de ensino superior (Sesu/mec) no ano de 2010. É neste contexto que os grupos presentes no centro de educação foram criados, e as ações desenvolvidas pelos bolsistas e tutores voltou-se para as discussões atrelada a formação docente considerando a relação da teoria entrelaçada com prática. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa delineamos um percurso metodológico baseado numa abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de revisão bibliográfica que foram abordados autores como PIMENTA (1997), GATTI (2010), FREIRE (2014) e TARDIF (2002), para construção do processo histórico do PET tomamos como base MARTIN (2005), BORBA (2017) dentre outros. Como dados, embora o programa tenha vivenciados diversos momentos de fragilidade e retrocessos durante a sua trajetória, mostra-se que as políticas postas pelo o PET, têm apresentado um impacto significativo na formação dos bolsistas petianos no centro de educação da UFPB quando se refere à relação da teoria e prática para formação dos futuros professores.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES