PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERCULES LAURENTINO DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERCULES LAURENTINO DINIZ
DATA: 28/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pyg-bbvc-xnh
TÍTULO: Alunos virtuais, Professores presenciais: as contradições de uma Educação a Distância e a Negação da práxis escolar no processo de formação inicial docente
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Formação de professores. Educação a Distância. Contradição. Negação.
RESUMO: A formação de professores(as) a distância é um fenômeno repleto de contradições, a principal delas talvez resida na posterior atuação presencial desse sujeito. Optamos por manter certo distanciamento das discussões maniqueístas que envolvem o fenômeno, as quais têm como maior preocupação avaliar a modalidade EaD como positiva ou negativa. Nosso objetivo é problematizar o processo de formação inicial dos professores em cursos à distância desenvolvidos segundo uma lógica de negação do cotidiano escolar. A tese por enquanto defendida é a de que a Educação a Distância, como modalidade de ensino-aprendizagem que ocorre em espaços virtuais, capacita professores para o exercício da docência presencial, mas o faz dentro de uma lógica capitalista de negação do trabalho educativo. Amparados no materialismo histórico-dialético, investigamos os limites e as possibilidades de uma formação inicial de professores(as) que, ocorrida em ambientes virtuais, visa capacitar para a atuação em salas de aulas presenciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem nas entrevistas semiestruturadas o instrumento necessário à obtenção das informações junto aos sujeitos. Serão entrevistados (as) 10 professores(as) que, egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal da Paraíba, se encontram, atualmente, em exercício da docência em salas de aula presenciais. Para análise, utilizaremos a hermenêutica crítica segundo a qual, de acordo com Gamboa (2006), o pesquisador deve obter respostas ao problema ora apresentado em pelo menos quatro níveis: técnico; metodológico; teórico; e epistemológico. Os resultados preliminares evidenciam, entre outros aspectos, as inquietações dos professores ao relembrarem o período de formação. Os entrevistados (as) destacam o fato de cursarem diversas disciplinas sem contato com o professor; a construção de uma autonomia compulsória; a individualização do processo formativo. A partir dos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, em especial Saviani (2011) e Duarte (1992), buscamos ressaltar a importância da presença do outro no trabalho educativo e denunciamos que, ao negar o encontro entre humanos durante o processo formativo, a educação a distância estaria adequada às propostas educativas hegemônicas que visam à valorização do indivíduo em detrimento do coletivo.
Presidente - 396857 - MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO